Varejo &
Bens de Consumo

Acelerando a eficiência e Transformação Digital através da consultoria

O Setor de Varejo e Bens de Consumo

O segmento de Varejo e Bens de Consumo é um dos mais impactados pela mudança de comportamento dos consumidores, que buscam uma experiência sem atritos com alto nível de serviço, além do preço justo. Isso traz implicações em toda a cadeia de valor, que tem que trabalhar cada vez mais integrada, com respostas rápidas as variações de demanda e com alta produtividade.

O consumidor está cada vez mais digital, relacionando-se com diferentes canais e modelos de compra. Simultaneamente, espera uma experiência fluída entre eles e uma agilidade nas respostas às suas ações de compra e pós-vendas. Esse movimento favorece também a experimentação de novas marcas, levando a uma menor fidelidade, impondo enormes desafios aos varejistas e fabricantes de bens de consumo.

Para atender o desafio de entregar uma boa experiência aos clientes, manter sua fidelidade e ainda resguardar a rentabilidade do negócio, as empresas precisam buscar eficiência máxima em todos os processos da cadeia de valor, garantindo desde o planejamento e a integração de estoques entre todos os pontos de venda e centros de distribuição, a uma visão única dos clientes em toda sua jornada, passando por todos os canais de relacionamento e interação, desde o momento da compra até sua experiência no pós-venda.

Para apoiar essa transformação, a BIP possui uma experiência, ativos próprios e time multidisciplinar com competências, práticas em aceleração das vendas online e offline, inteligência no comercial e marketing, transformação do supply chain, excelência no atendimento e eficiência operacional nas lojas e back office, alavancado o uso de dados, digitalização e tecnologia. Isso nos permite criar melhores experiências para os Consumidores (B2C) e Clientes (B2B), gerar valor no negócio no curto prazo e implementar soluções estruturais para a transformação das empresas.

O segmento de Varejo e Bens de Consumo é um dos mais impactados pela mudança de comportamento dos consumidores, que buscam uma experiência sem atritos com alto nível de serviço, além do preço justo. Isso traz implicações em toda a cadeia de valor, que tem que trabalhar cada vez mais integrada, com respostas rápidas as variações de demanda e com alta produtividade.

O consumidor está cada vez mais digital, relacionando-se com diferentes canais e modelos de compra. Simultaneamente, espera uma experiência fluída entre eles e uma agilidade nas respostas às suas ações de compra e pós-vendas. Esse movimento favorece também a experimentação de novas marcas, levando a uma menor fidelidade, impondo enormes desafios aos varejistas e fabricantes de bens de consumo.

Para atender o desafio de entregar uma boa experiência aos clientes, manter sua fidelidade e ainda resguardar a rentabilidade do negócio, as empresas precisam ir em busca de

eficiência máxima em todos os processos da cadeia de valor, garantindo desde o planejamento e a integração de estoques entre todos os pontos de venda e centros de distribuição, a uma visão única dos clientes em toda sua jornada, passando por todos os canais de relacionamento e interação, desde o momento da compra até sua experiência no pós-venda.

Para apoiar essa transformação, a BIP possui uma experiência, ativos próprios e time multidisciplinar com competências, práticas em aceleração das vendas online e offline, inteligência no comercial e marketing, transformação do supply chain, excelência no atendimento e eficiência operacional nas lojas e back office, alavancado o uso de dados, digitalização e tecnologia. Isso nos permite criar melhores experiências para os consumidores (B2C) e clientes (B2B), gerar valor no negócio no curto prazo e implementar soluções estruturais para a transformação das empresas.

Como auxiliamos nossos parceiros

Planejamento

Merchandising

Planejamento Comercial e de Produtos; Otimização de Preços e Promoções; Otimização do Sortimento; Qualidade e Gestão do Master Data.

Marketing

Growth; Marketing Digital & CRM; Redução do Churn de Clientes; Personalização

Compra &
Produção

Procurement

Sourcing Estratégico; Gestão de Fornecedores; Orçamento Base Zero.

Product Lifecycle MGMT

Eficiência no Desenvolvimento de Produtos; Implantação de Soluções de PLM; Implantação de MES e Indústria 4.0.

Distribuição

Supply Chain

Implantação de S&OP; Otimização do Abastecimento; Revisão da Malha de Distribuição.

Logística

Eficiência em Centros de Distribuição; Otimização da Logística Reversa; Eficiência em Transportes.

Vendas &
Atendimento

Vendas

Digitalização das Lojas Físicas; Estratégia, Desenho, Implantação e Ramp Up de eCommerce & Marketplace; Serviços de Atendimento; Trade Marketing & Visual Merch;

Atendimento

Customer Success; Enficiência no Atendimento e Auto Serviço; Desenho e Implantação de Programas de Fidelidade.

Criamos oportunidades para os nossos parceiros em toda cadeia de valor: Planejamento, Compras e Produção, Distribuição e Vendas e Atendimento, através dos seguintes serviços:

Tecnologia

Aceleração e sustentação de resultados através da tecnologia

Martech

Cybersecurity Services

Dados & Analytics

Process Mining

Customer Plataforms

Desenvolvimento de Apps

Sustentabilidade

Desenvolvimento de iniciativas para as pessoas e para o planeta

Emissão de Carbono

Rastreabilidade de Produtos

Cadeia Sustentável

Plano de ESG

Serviços Financeiros

Desenho e implantação de serviços financeiros para varejistas e empresas de bens de consumo

Regulatório e Compliance

Desenho e Implementação

Estratégia de Serviços Financeiros (Interno ou Baas)

Regulatório

Preparação das empresas para novas leis do setor

Alimentos

Consumidores

eCommerce

Impostos e Incentivos

ESG

Nossos resultados

eCommerce e
Marketplace

15%

de aumento
na conversão

Comercial e
Marketing

20%

de melhoria no
time to market
para novos
produtos e coleções

Supply Chain

30%

de redução nos
gastos de centros de
distribuição e fretes

Atendimento

40%

de redução do
custo por contato

Lojas e
BackOffice

20%

de aumento
de produtividade

Últimos Insights

Black Friday 2023: insights e dicas para aumentar as vendas

O mercado digital está cada vez mais competitivo e estar ligado em novas tendências é essencial para conseguir conquistar bons resultados. Examinar a jornada do consumidor por completo é essencial para o sucesso do negócio, ainda mais quando falamos de Black Friday

Leia mais

Retail na imprensa

Varejistas reforçam medidas de segurança para evitar cibercrime

Ações de monitoramento constante sobre anomalias e tráfego de dados, conscientização e checagem de fornecedores e vendedores parceiros, bem como a adoção de políticas de “confiança zero” para usuários estão entre as medidas de cibersegurança adotadas no dia a dia de grandes varejistas como Magazine Luiza, Mercado Livre e Amazon, e que ganham ainda mais atenção na Black Friday.

Leia mais

Cases de Sucesso

Nossa Liderança

Alexandre Machado

Head de Delivery em Retail & Consumer Goods

Ricardo Saravalle

Head de Retail & Consumer Goods