AUTORIA

William Clem Soares

TRADUÇÃO

GERENTE RESPONSÁVEL

DIRETOR RESPONSÁVEL

Pedro Souza

Primeiramente, você já imaginou quais são os desafios financeiros e estratégicos nas refinarias? A cadeia produtiva da indústria de óleo e gás natural vem sofrendo uma grande pressão para redução de custos e aumento de eficiência operacional.

Isto é especialmente verdade na etapa de refino do petróleo. Uma vez que as margens operacionais possuem baixa flexibilidade e são muito dependentes do preço de compra do óleo bruto, que oscila constantemente, a redução de custos para aumentar a eficiência torna-se essencial.

Os desafios competitivos das refinarias

A palavra que melhor define o que acontece em uma refinaria é transformação. De modo simples, uma refinaria transforma óleo bruto em produtos com maior valor agregado.

Essa transformação acontece a partir dos processos de destilação (separação das inúmeras moléculas de hidrocarbonetos), conversão (quebra de grandes moléculas em moléculas menores) e processos que visam a melhora da qualidade (focados no rearranjo, combinação e mistura de moléculas, como também na retirada de impurezas).

De modo a permanecerem competitivos e operando com baixa capacidade ociosa, as refinarias têm se preocupado ultimamente com três grandes objetivos estratégicos e financeiros. São eles: aumentar a lucratividade e proteger as margens operacionais; desenvolver novas oportunidades de crescimento e, principalmente, promover estratégias de digitalização e atualização da infraestrutura.

Abaixo, veremos sobre os principais desafios financeiros e estratégicos nas refinarias.

Lucro e eficiência nas refinarias

A forma mais comum de definir lucro é como a diferença entre a margem bruta e todos os custos operacionais (variáveis e fixos).

Nas refinarias, a margem bruta é a diferença entre receita (vendas de produtos petrolíferos acabados menos o custo de transporte para levá-los ao mercado) e custo de compra do óleo bruto (que inclui o custo logístico de levar óleo até a refinaria).

Nesse sentido, os custos variados estão relacionados com os custos de energia (vapor, eletricidade e gás natural), manutenção, catalisadores e outros produtos químicos. Os custos fixos são distribuídos entre os custos de mão de obra e custo de depreciação e despesas gerais.

Considerando uma refinaria com capacidade de 300.000 bbl/d, a otimização da margem bruta sozinha pode representar cerca de 50% da oportunidade total de melhoria do lucro.

Contudo, apesar da maior parte da melhoria financeira ser impactada pela margem bruta, há inúmeras oportunidades para ganhos de eficiência na gestão de energia, operações de manutenção, operações auxiliares, organizacionais e de cultura.

Refinarias e a sinergia na cadeia de valor

Outro tópico recentemente discutido no mundo das refinarias no que se refere à busca do aumento da lucratividade é a tendência para a procura de sinergias na cadeia de valor (inbound e outbound). Essa busca resulta em economia de transporte, manutenção e despesas gerais, entre outros.

A integração de margem com outras unidades de negócios tornou-se elemento-chave para empresas downstream. Na tabela 1 é mostrado um exemplo na produção de etileno1, resultado da integração entre uma refinaria e uma empresa petroquímica.

Contudo, além de melhorar as margens, as refinarias têm procurado desenvolver novas oportunidades de crescimento. Três questões principais têm sido especialmente exploradas: trading, renovação da infraestrutura e mercados de nicho.

Tabela 1: Ganhos com integração entre refinaria e petroquímica na produção de etileno.

Novas oportunidades de crescimento nas refinarias

As oportunidades com trading podem ser categorizadas em três categorias principais: tempo, localização e qualidade.

  • Tempo: armazenamento de estoque extra para vendas futuras a um preço mais alto, em vez de vender ao preço atual mais baixo na situação de “contango”. Os momentos em que os preços futuros de entrega são superiores aos preços atuais. As empresas petrolíferas com grande capacidade marginal de armazenamento estão em melhor posição para tirar proveito dessas situações.
  • Localização: a arbitragem de localização envolve a exploração de discrepâncias de preços entre diferentes regiões geográficas.
  • Qualidade: aqueles que acompanham de perto a evolução dos preços dos diferentes tipos de petróleo e que têm a complexidade necessária para processar uma grande variedade de petróleos brutos. Estão em uma posição privilegiada para maximizar sua lucratividade mudando os petróleos brutos que compram e processam.

Busca por novos nichos em refinarias

Muitas empresas estão modernizando seus ativos, aumentando a capacidade de conversão de suas refinarias. Isso permite aproveitar uma gama mais ampla de petróleos brutos mais pesados (mais baratos) e aumentar suas margens.

Ao decidir sobre algo tão importante quanto construção de uma nova unidade em uma refinaria, apenas a análise econômica não é suficiente para tomar uma decisão bem-informada.

A grande quantidade de capital, e outros requisitos de recursos necessários para realizar um projeto desta magnitude podem ser mais bem investidos em alternativas mais adequadas às condições particulares da empresa, ou por levar o mesmo projeto para outro lugar.

Quando o assunto é busca por novos nichos pelas refinarias, alguns mercados se destacam: óleo vegetal hidro tratado e lubrificantes.

  • Óleo vegetal hidro tratado: as refinarias poderão procurar expandir a sua atividade na área do óleo vegetal hidro tratado, onde já dispõem das infraestruturas básicas.
  • Lubrificantes: a indústria de lubrificantes está tendendo a lubrificantes de maior qualidade, como resultado de regulamentações ambientais e demandas de máquinas. Com a infraestrutura já instalada, muitas refinarias têm se adaptado para capturar esse mercado.

Os desafios estratégicos e financeiros nas refinarias e a abordagem da BIP

Como resultado, a digitalização na indústria de refino refere-se à modernização dos serviços de refino por meio da aplicação de novas tecnologias e metodologias digitais.

A nova onda de tecnologia na indústria de refino concentra-se em vários temas principais: big data & analytics, tratamento de dados, internet industrial (IoT), aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA), soluções móveis, realidade virtual (VR), robótica avançada, e segurança cibernética.

Os desafios enfrentados pelas refinarias vão muito além das competências originais desses players. Por isso, muitas dessas empresas têm buscado ajuda especializada para desenhar e executar esses planos estratégicos.

A BIP Consulting Group tem larga experiência em todos os assuntos abordados acima, com destaque para o gerenciamento de projetos estratégicos, financeiros e de transformação digital, e pode ser um grande parceiro na luta pela sobrevivência e crescimento neste ambiente tão competitivo.

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