AUTORIA

Marcelo Pagoti

TRADUÇÃO

GERENTE RESPONSÁVEL

DIRETOR RESPONSÁVEL

A Agrishow, uma das maiores feiras agrícolas do mundo, reúne soluções para todos os tipos de cultivos e tamanhos de propriedades, além de servir de plataforma de lançamento para as últimas tendências e inovações do agronegócio.

A edição de 2022 foi a 27ª da sua história, e a primeira realizada após o período de pandemia. De acordo com os promotores do evento, a Agrishow 2022 reuniu +193mil pessoas e completou um total de R$ 11,2 bilhões em negócios, superando em 286,2% o volume reportado em 2019. A soma refere-se a operações com máquinas, irrigação e armazenagem.

Com projetos em grandes clientes do Agronegócio, a BIP esteve presente na feira para continuar trazendo soluções cada vez mais atualizadas e inovadoras para o setor.

Nosso time relatou a presença de máquinas gigantescas e tratores de última geração expostas no evento, que são a marca registrada da feira, mas destacaram que, este ano, ela também se diferenciou por apresentar alternativas de Energia Sustentável e pelo Digital.

Tendências do agronegócio

  • Energia sustentável

O interesse das corporações por itens da cartilha ESG cresce desde 2018. Hoje, mais de 90% das empresas da S&P500 divulgam ao mercado suas estratégias e ações, esse movimento também cresce no Brasil.

A BlackRock, uma das prestigiadas gestoras de ativos do mundo, em pesquisa recente divulgou que, até 2025, os investimentos em sustentabilidade no geral devem dobrar se comparados aos números de 2020.

O solo é um dos cinco reservatórios de carbono orgânico do ecossistema terrestre e é responsável por cerca de dois terços de todo o reservatório global. O Brasil ocupa o primeiro lugar entre os 15 países que detêm o maior potencial para estocar carbono no mundo.

A importância dos solos agrícolas nessa escala é de primordial importância, pois ao mesmo tempo são fontes de geração e sequestradores de carbono. Quando mal manejados, emitem CO2 para a atmosfera, contribuindo para o aquecimento global, mas o seu papel mais importante é sequestrar o carbono da atmosfera e estabilizá-lo na matéria orgânica do solo.

Sendo a Agrishow a principal feira de agronegócios da América Latina, os temas de sustentabilidade foram alguns dos destaques da edição deste ano.

Segundo nosso time de especialistas no setor presente no evento, soluções de biometanização através da agropecuária ganharam espaço nas exposições. O biogás, biocombustível produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, chegou aos primeiros motores e até tratores e caminhões movidos a biometano foram apresentados na feira.

Observamos grandes oportunidades com biogás renovável e biofertilizantes. O uso dessa fonte torna-se interessante tanto para o pecuarista produtor do biogás, quanto para as indústrias que podem adquirir essa energia. Tal estratégia pode ainda endereçar iniciativas ESG já que está diretamente ligada a utilização de fonte de energia renovável. Mais um exemplo do Agro com capacidade energética e sustentável.

Durante anos, cientistas têm alertado toda a sociedade para o eminente problema do aquecimento climático e a corrida cada vez mais clara da escassez de recursos globais fundamentais para a economia. Já não temos mais alternativa a não ser encontrar maneiras mais sustentáveis de fazer negócios. Em contraste, a oportunidade de gerar valor através do investimento em recursos digitais – projetos potencializados por setores ligados a tecnologia da informação – nunca foi tão grande.

  • Digital, Inovação e Dados

O número de startups e “big corps” que marcaram presença na Agrishow 2022 divulgando suas plataformas de agricultura de precisão e gestão pecuária foi recorde. Todas com diferenciais inovadores, sendo algumas mais direcionadas a culturas especificas, mas todas elas pautadas na aquisição e processamento de dados em tempo real e aplicação de inteligência artificial para decisões de manejo, rastreabilidade e gestão.

Drones e robôs também foram demostrados em funcionamento real na feira. Drones capazes de aplicar defensivos e fertilizantes em doses quase que individuais planta a planta. Robôs autônomos, movidos por energia solar que podem monitorar muitos hectares sem nenhuma intervenção humana. Fundamentado em inteligência artificial o robô monitora a saúde do solo, descobre de pragas e doenças em estágio inicial e promove uso racional de agroquímicos. Por fim, tecnologias dessa natureza viabilizam a agricultura de baixo carbono.

Evidente que tal movimento é amparado por práticas mais sustentáveis de manejo, como o plantio direto e a utilização de bioinsumos para proteção de cultivos. Mas o papel da tecnologia da informação será fundamental.

É através da revolução dos dados que esse e outros caminhos se concretizam, é através de tecnologias como o Blockchain e todo seu potencial para rastreabilidade e segurança da informação que um governo ou entidade exterior poderá investir no Brasil ao mesmo tempo que acompanha práticas de sustentabilidade no campo, nas florestas de silvicultura e até na pecuária e garante a prevenção de área de matas nativas.

Encontrar eficiência através da utilização de dados, do poder computacional sempre crescente e das novas tecnologias de redes móveis (5G e suas sucessoras) é o desafio de diversas indústrias.

Eficiência nesse caso não é apenas o clássico “fazer mais com menos”, trata-se de usar a tecnologia para cenários antes inimagináveis. Grande exemplo é a famosa Cloud, ou computação na nuvem. Redução de infraestrutura própria de IT e todo seu custo inerente é um dos elementos de economia mais tangíveis na justificativa de projetos dessa natureza, mas não é o único. Existem grandes tendências tecnológicas em variados setores e acreditamos que existem oportunidades sem precedentes para os investimentos buscando potencial no sentido sustentável, mas também comercial.

Cenário atual do Agronegócio nacional

O ano 2022 é cheio de incertezas para o Agronegócio nacional. Depois de um ano com alta rentabilidade a produção interna é impactada pelo aumento expressivo de custos, em especial fertilizantes e derivados do petróleo.

A volatilidade do dólar e os sempre presentes riscos climáticos geram incertezas ao produtor, adicione a tudo isso ano eleitoral, logo o cenário não é nada simples. O fortalecimento de Políticas de Crédito e Investimento foram requisitas pelas entidades de classe não só para o custeio da produção, mas sim para modernização dos campos, escoamento da produção e abastecimento energético.

Agrishow nos mostra que por mais vanguardista que seja o Agro nacional é um mar de oportunidades, digitalização é realidade! 5G tende a derrubar a complexa barreira da conectividade no campo e enfim impulsionar ainda mais a Revolução dos Dados.

Como a BIP vem auxiliando as empresas neste cenário desafiador

Reinventamos modelos operacionais de produção e de cadeia de valor da indústria global, acelerando a transição de conceitos digitais até sua devida implementação. Uma mudança histórica está em andamento na indústria: a digitalização de seus processos e constante integração com novas tecnologias tem se mostrado primordial em um ambiente de concorrência global.

A Bip está inserida nesse desafio: na Agroindústria temos um histórico amplo no desenvolvimento de produtos digitais que auxiliam desde as etapas de manufatura até modelos analíticos que apoiam a cadeia logística, atendimento e áreas comerciais, promovendo a transformação ágil de grandes empresas do setor para encurtarem seus processos de adaptação e go-to-market. Em escala global, reunimos cases de aplicação de blockchain e cloud para criar malhas de rastreabilidade de dados entre elos da cadeia de valor do setor alimentício. Das fazendas até o consumidor final.

A indústria mundial está emergindo de uma longa fase de desenvolvimento, que ocorreu em nome da globalização, para uma fase de visão multilateral do comércio internacional dado a liberalização quase que completa do mercado mundial. Assim se abre um horizonte que coloca as economias industriais diante de novos caminhos.

Entre em contato com os especialistas em agronegócio da BIP e entenda como sua empresa pode estar à frente desta revolução.

Leia Também