O Desafio
Empresas que comercializam produtos commoditizados em segmentos B2B atuam em um contexto desafiador buscando sempre o equilíbrio entre market share e rentabilidade, dado que:
- Os produtos possuem baixa ou nenhuma diferenciação em relação aos de seus concorrentes
- Seus clientes possuem alto poder de barganha e vasto conhecimento dos produtos
Nesse sentido, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país solicitou à BIP o desenvolvimento de uma estratégia para sua divisão B2B, uma vez que a empresa acredita na diferenciação através de serviços e inovações constantes como fator determinante de sua trajetória de sucesso de longo prazo.
Ao longo do projeto, a BIP conduziu workshops com a participação da equipe comercial da empresa, resultando em uma série de inovações aos clientes finais.
O profundo conhecimento dos desafios e necessidades destes clientes e da estrutura de custos da empresa foram fatores chave fundamentais no processo de inovação.
A partir desses insights comerciais, a BIP idealizou um modelo onde a empresa se tornou capaz de concentrar as compras dos demais insumos de seus clientes B2B em uma plataforma digital, por meio de um Marketplace, o qual permitiu:
- Redução de custos:
- Ofertar produtos com preços mais competitivos do que os praticados pelos clientes, através de maiores volumes negociados com os fornecedores.
- Resgatar descontos em combustível através de um sistema de Cash Back baseado no valor de cada compra na plataforma.
- Maior agilidade no processo de compra:
- Ao invés de aguardar cotações de fornecedores, processo comum e tradicional nesse segmento, a comparação de preços e a compra passaram a ocorrer instantaneamente assim como acontece em grandes varejistas como Mercado Livre, Amazon, B2W, entre outros.
- Acesso a uma linha de crédito digital:
- A concessão de crédito, forma de pagamento majoritariamente utilizada no B2B, é tradicionalmente avaliada por cada fornecedor o que demanda um processo moroso e de difícil comparação no preço final do produto.
- A fim de solucionar esse problema, desenvolveu-se uma linha de crédito única para a plataforma, permitindo uma comparação de preços transparente e um processo de fácil controle por seus clientes.
Nesse sentido, o Marketplace B2B desenvolvido trouxe um conceito inovador para uma indústria onde as oportunidades de diferenciação são bastante escassas.
A inovação do modelo de negócio foi ancorada na criação de um ecossistema virtuoso, onde a empresa se beneficia com a maior fidelização dos clientes, e os clientes se beneficiam comprando insumos essenciais em uma plataforma única e obtendo descontos extremamente relevantes para a compra de combustível a cada nova aquisição na plataforma.
O Projeto
O objetivo principal do desenvolvimento do Marketplace é o aumento expressivo do volume de vendas através da disponibilização de um ambiente de compras amigável, de fácil usabilidade e que permitisse economias de escala para o comprador.
1a Fase – Levantamento inicial de dados e pesquisa de campo
O primeiro passo do trabalho consistiu na compreensão do perfil dos potenciais compradores do Marketplace, como as áreas de compras destas empresas estavam estruturadas e quais eram suas principais necessidades. Para isso, a BIP foi à campo e realizou visitas e entrevistas com os clientes empresariais da Distribuidora, o que possibilitou o alinhamento e adequação do modelo de negócio e estrutura tecnológica às reais necessidades desses clientes.
As visitas captaram e confirmaram importantes insights para o desenvolvimento do modelo de negócio, que podem ser resumidos em:
- O segmento de combustíveis estava à frente na digitalização dos clientes B2B comparado aos demais mercados de insumos básicos (pneus, peças, EPIs, entre outros) – visto que 90% dos clientes realizavam pedidos via sua plataforma on-line com acesso fechado (via login e senha).
- O combustível, pelo fato de ser o insumo mais relevante na matriz de custos dos clientes, apresentava uma grande oportunidade para iniciativas de fidelização relacionadas à descontos.
- O processo de compra é muito tradicional de forma que o custo de crédito e de frete são embutidos nos produtos, dificultando a comparação de preços e consequentemente gerando uma possível barreira de entrada do usuário no ambiente on-line.
- Pelo fato do grande volume de compras dos clientes B2B, os pagamentos não envolvem cartões de créditos, como ocorre tradicionalmente em marketplaces B2C. Isto trouxe o desafio adicional da abertura de linhas de crédito, pois demandaria um contato com diversos fornecedores e em uma linha de crédito específica com cada um deles para cada cliente, tornando-se praticamente inviável.
A partir destes insights, a BIP, em conjunto com o cliente, definiu as premissas do novo business:
- Oferecer um amplo sortimento de produtos a preços competitivos.
- Permitir a melhor experiência possível para os clientes da Distribuidora na forma de um processo de compra ágil.
- Criar um ambiente one-stop-shop digital e dinâmico com funcionalidades atrativas que sejam identificadas pelos clientes e implantadas em ondas.
- Flexibilizar as condições da concessão de crédito através de parceiros financeiros especializados, permitindo melhores condições de pagamento para os clientes e uma redução do risco de inadimplência para a Distribuidora.
2a Fase – Desenvolvimento do Modelo de Negócios e Operacional
O fato da Distribuidora já possuir uma plataforma B2C com relevante fluxo de visitas apresentou-se como um grande ativo, e não houve a necessidade de realizar investimentos relevantes em mídia digital (Google Adwords, redes sociais, etc). Desta forma, optou-se por utilizar o portal existente para a implantação do Marketplace.
Entretanto, para mitigar os riscos de qualquer problema técnico do portal que pudesse causar um impacto negativo na venda do combustível, optou-se pela criação de um ambiente paralelo interligado após o 1º acesso com login e senha.
O Marketplace desenvolvido é um ambiente fechado destinado exclusivamente aos clientes B2B, para compra de insumos por meio de uma concessora de crédito. Por meio de login e a senha, o cliente realiza o pedido e o pagamento diretamente ao fornecedor. O Marketplace oferece produtos a preços competitivos, permite cotações de vários fornecedores online, em tempo real e em uma única plataforma, gerando a fidelização orgânica, sem contratos.
O método de disponibilização de crédito ao cliente foi estruturado de forma a dar mais praticidade e velocidade às compras de insumos de diferentes fornecedores.
Para isso criou-se um modelo distinto da compra tradicional, no qual os clientes adquirem um limite global de compras na plataforma, independente do fornecedor do qual estão adquirindo os produtos. A aprovação instantânea de pedidos é possibilitada através de uma concessora especializada no segmento B2B que realiza antecipadamente a análise de crédito para cada cliente e disponibiliza na plataforma, seu limite para realização das compras.
A Distribuidora não se envolve diretamente no processo de compra, minimizando, assim, seu risco financeiro operacional e é remunerada por comissionamento nas vendas realizadas dentro da plataforma.
3a Fase – Avaliação e Seleção de Plataformas
Após a definição do modelo do negócio ideal, a BIP realizou o software selection da plataforma tecnológica, utilizando matriz de aderência técnica voltada para negócios B2B.
Considerando a urgência do cliente e a necessidade de testar a solução no mercado optou-se pelo modelo White label, ou seja, uma solução de mercado já testada, que foi adaptada às necessidades do cliente. Este modelo apresentou o melhor resultado aos requisitos do negócio e menor investimento em desenvolvimento.
As principais vantagens do modelo White label são time-to-market e menor volume de investimentos. Entretanto, é importante ressaltar que o desenvolvimento de novas funcionalidades e eventuais customizações são mais restritas nesse modelo.
4a Fase – Negociação com parceiros e implantação da Tecnologia
Após a definição da plataforma, iniciou-se a fase de implantação do negócio, sua tecnologia e negociação com parceiros comerciais.
O processo de negociação com os parceiros englobou desde o mapeamento dos produtos a serem ofertados e sua aplicabilidade na plataforma; a negociação entre a concessora de crédito e o fornecedor; o cadastro dos produtos dos fornecedores, considerando regras e integrações de preço, estoque e frete, com seus respectivos ERPs e plataformas; até a definição das campanhas de divulgação e promoções.
Paralelamente, desenvolveu-se a usabilidade conforme estrutura de compras dos clientes em conjunto com agências de marketing digital especializadas, criação do Regulamento e FAQ para o site e elaboração dos processos relacionados ao pós-venda.
Nesta fase também foi implantada a estratégia de Cash Back, como forma de gerar engajamento entre a compra de combustível e de insumos. O Cash Back permite que os clientes recebem uma parcela da comissão gerada pelas compras no Marketplace para ser utilizada na compra de combustível. Através do modelo criado e da regra definida, o desconto gerado pelo Cash Back na compra de combustível é maior à medida que o cliente aumenta sua cesta de compras no Marketplace.
Principais Resultados
Todo o business case foi desenvolvido com base nos estudos sobre o comportamento e necessidades do cliente e a modelagem matemática da relação insumos/diesel, utilizando o sistema de cash-back ao cliente
O Marketplace desenvolvido pela BIP se tornou um ecossistema de benefícios para todos os envolvidos, pois quanto mais insumos são comprados, maior é o desconto de combustível gerado, maior comissão é revertida para a Distribuidora e, consequentemente, repassada novamente para os clientes. Assim, clientes e fornecedores são melhor atendidos, além do benefício gerado para a Distribuidora, que obteve um aumento na sua margem de lucro. A estratégia de Cash Back tornou-se, desta forma, uma grande ferramenta de fidelização do cliente.
O Marketplace tem proporcionado praticidade e agilidade nos pagamentos e aprovações dos pedidos, transparência nos preços e nas transações e redução de custos para os clientes. Atualmente, a plataforma conta com 11 fornecedores e distribuidores de 7 categorias de produtos e mais de 50 mil SKUs.