Telco & Media

A transformação das telecomunicações

Estamos construindo a era da convergência no setor que está dominando nossa era.

Telco & Media é o setor em que uma das batalhas mais intensas da economia global está sendo vivenciada. Em resposta às grandes mudanças de comportamento e de modelos de negócios possibilitadas pela tecnologia, os principais players do mundo estão focando seu futuro na diversificação de serviços e na integração da produção, distribuição e monetização direta de conteúdos e serviços, com base em investimentos e acordos comerciais sem precedentes.

Está sendo criada uma cadeia de valor revolucionária que rompe as barreiras tradicionais e desintermedia os fornecedores habituais, que pode permitir que um operador elétrico ou de gás ofereça acesso à banda larga, entregue conteúdo e gerencie o relacionamento diretamente com o cliente.

Esse conflito competitivo entre gigantes está mobilizando grandes ativos estratégicos, financeiros e tecnológicos, mas estamos convencidos de que o verdadeiro fator de sucesso será a capacidade de criar a melhor experiência para o cliente final, minimizando a complexidade e maximizando a satisfação.

O entertainment desempenhará um papel fundamental nesse processo, com uma mistura maior entre o passivo (broadcast media) e o ativo (gaming).

Atuamos no campo da transformação de negócio para a era digital:

  • Redefinição do posicionamento e da oferta até o gerenciamento da “vida útil” de novos serviços
  • Desenho e implementação da estratégia de transformação digital de Atendimento com visão omnicanal
  • Data-Driven Customer Base Management, com modelos preditivos para maximizar a satisfação do cliente
  • Digital Product Development, com design funcional, experiência tecnológica e go-to-market para o lançamento de produtos digitais
  • Partnership Management, através da identificação e seleção de parceiros comerciais e de fidelidade
  • Transformação digital de processos administrativos e de negócio
  • Análise de compliance em processos e sistemas de rede, atividades de manutenção preditiva, planejamento e otimização de investimentos em rede
  • Integração e otimização de operações de rede e TI

Alavancamos nossas competências-chave para que os clientes possam se destacar na transformação.

Nossas práticas

Technology

| Strategic Technology Plan;

| Technology Assets & Vendor Advisory;

| Enterprise Architecture;

| Digital Open Architecture;

| Network and IT Operating model.

Marketing & Sales

| Digital Marketing;

| Product & Service Design;

| Loyalty programs, Retention & Prevention;

| Campaigns Ideation & Management;

| Salesforce optimization.

Human Capital

| Agile Execution;

| Training 4 Transformation.

Enterprise Control

| Performance Management;

| Controlling;

| Finance Operations;

| Business Assurance;

| Transformation Programs.

Customer Operations

| Service Model;

| Operating Model;

| Sourcing strategy;

| Digital Care;

| Channel strategy;

| RPA (Robotic Process Automation).

Últimos Insights

process-mining-e-o-poder-dos-dados-nas-empresas-bip-brasil-consultoria

Process Mining e o poder dos dados na melhoria de processos

A era da Transformação Digital revolucionou a forma com a qual as empresas trabalham e executam processos: muitas tarefas, antigamente realizadas de forma manual, foram digitalizadas através do uso de sistemas de suporte ao negócio (ex.: ERP, CRM, etc.). Resultou dessa mudança um crescimento exponencial do volume de dados gerados pelos processos internos das empresas. Conheça o Process Mining e o poder dos dados nas empresas.

Leia mais

Process Mining e o poder dos dados na melhoria de processos

A era da Transformação Digital revolucionou a forma com a qual as empresas trabalham e executam processos: muitas tarefas, antigamente realizadas de forma manual, foram digitalizadas através do uso de sistemas de suporte ao negócio (ex.: ERP, CRM, etc.). Resultou dessa mudança um crescimento exponencial do volume de dados gerados pelos processos internos das empresas. Conheça o Process Mining e o poder dos dados nas empresas.

Leia mais

Insights da
BIP Brasil

A BIP Brasil atua em diversas indústrias, trazendo insights, números e análises sobre o mercado, como um todo. Leia mais de nossas publicações

Cases de Sucesso


Warning: Undefined property: WP_Error::$taxonomy in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/query-control/classes/elementor-post-query.php on line 259

Supply Chain Risk Management

Conheça o projeto de cibersegurança realizado pela BIP para um novo modelo de Supply Chain Risk Management em uma grande empresa de Telecomunicações.     OS DESAFIOS DO PROJETO        PROCESSO Modelo de segurança da cadeia de suprimentos desatualizado em relação às novas leis; Problemas para analisar os requisitos de conformidade e segurança dos fornecedores. MODELO DE NEGÓCIO Ferramenta automatizada para avaliar o risco do fornecedor; Modelo de segurança da cadeia de abastecimento atualizado.   AS FASES DO PROJETO INÍCIO E CONTEXTO Análise de contexto da empresa; Identificação de áreas a serem analisadas; Identificação e análise das atividades já implementadas de Segurança da Cadeia de Suprimentos; Coleta de informações para análise de processos impactados e reunião com as partes interessadas. ANÁLISE DO PROCESSO Análise de processos impactados para identificar pontos de contato e interações; Análise do modelo de avaliação da Cadeia de Suprimentos definido para a empresa; Definição de cenários de integração do modelo de Segurança da Cadeia de Abastecimento em linha com o modelo internacional; Apresentação de uma versão preliminar dos documentos, com as informações coletadas e analisadas. DEFINIÇÃO DE KPI Adaptação do modelo de segurança da cadeia de suprimentos definido internacionalmente para o escopo e processos da empresa no Brasil; Integração dos parâmetros de avaliação de terceiros definidos para outro país. IMPLEMENTAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE RISCO DE TERCEIROS Atualização dos processos de Gestão de Risco de TIC da empresa no Brasil para avaliar o nível de risco de terceiros; Alinhamento do modelo com a Ferramenta de Gerenciamento de Risco do Fornecedor. PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE KPI DE TERCEIROS Integração de critérios de monitoramento do nível de risco de terceiros nos processos de gerenciamento de risco de TIC.   OS RESULTADOS DO PROJETO Revisão e adaptação do modelo de Supply Chain Security; Avaliação dos processos de demanda e aquisição com foco nas atividades de Cyber & ICT Security; Análise das novas regulamentações aplicáveis ao setor de telecomunicações; Análise das regulamentações pertinentes à segurança da informação e proteção de dados; Revisão dos requisitos de segurança cibernética considerando as melhores práticas da ISO; Proposição de novos requisitos de Segurança e Compliance visando as novas regulamentações em vigor. Proposição de uma ferramenta em VBA para avaliação de risco atrelado ao projeto e ao fornecedor; Implementação do novo Modelo de Supply Chain Security.   OS BENEFÍCIOS DO PROJETO CLIENTE BIP Requisitos atualizados de segurança e conformidade; Seleção mais rápida de requisitos adequados e avaliação de fornecedores; Tópicos padronizados de avaliação; Avaliação automatizada do risco do fornecedor com menos erros não intencionais; Possibilidade de atualização da metodologia de avaliação de risco do fornecedor de forma mais eficiente;        STAKEHOLDERS Processo de aquisição e demanda mais rápido Classificação de fornecedores mais precisa Qualificação do fornecedor e avaliação de risco mais eficientes   Quer saber mais sobre a atuação da BIP em Cibersegurança? Conheça o nosso COE BIP Cybersec.

Leia +

A eficiência de custos na gestão de contratos

O Contexto Com a evolução tecnológica dos equipamentos de transmissão, necessidade de maior eficiência dos gastos e a prática cada vez maior do compartilhamento dos sites, se faz cada vez mais importante a melhor governança dos contratos de parcerias entre operadoras. Hoje, maior parte dos custos (Capex e Opex) das redes móveis está nas redes de acesso. Decisões e ações Para reduzir as despesas destes sites compartilhados, foram realizadas análises dos contratos e vistorias técnicas dos sites com o objetivo de identificação dos novos comportamentos de utilização bom como oportunidades de exclusão/inclusão de novos parâmetros contratuais. Com base nos 4 pilares de sustentação dos contratos de compartilhamento (área de exposição ao vento, energia, ocupação de solo e refrigeração) foi possível identificar que contratos de longo prazo necessitam de manutenção e controle constantes. Resultados 22% dos sites possuíam oportunidades de redução de custos trazendo uma economia de 23% dos valores empenhados.

Leia +
×