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Agilidade no lançamento de produtos e serviços

Acelerando a Transformação Ágil do setor de Telecomunicações

O mercado está em constante evolução e cada vez mais dinâmico

As empresas de Telecomunicação têm um grande desafio de resposta ao mercado. Seja no âmbito tecnológico, com os avanços do 5G/6G, em seus modelos de negócio, cada vez mais cross a outras indústrias, e continuamente na otimização das formas de trabalho, uma das dimensões da transformação digital.

Transformação Ágil como alavanca para responder mais assertivamente ao mercado

A transformação ágil está ligada a uma mudança de mentalidade onde os esforços são orientados para geração de valor na oferta aos clientes, de forma mais flexível e adaptativa. Quando associado às melhores práticas de mercado, viabilizam times mais autônomos, produtivos e enxutos.

Mindset

Foco no cliente; Transparência; Colaboração; Rápida Adaptação às Mudanças; Melhoria Contínua; Experimentação; Entendimento da cadeia de valor

+

Frameworks

Scrum; Kanban; ScrumBan; SAFe; Lean; XP; Spotify; LeSS

Benefícios do Ágil

A agilidade possui diversos benefícios para as empresas, dentre eles, decisões mais ágeis, clientes mais satisfeitos, redução de desperdício de esforços e colaboradores mais dedicados à medida que vão se envolvendo nos projetos/iniciativas. Não há valor na aplicação de frameworks ágeis, sem o foco no cliente, adaptabilidade à realidade do negócio e ciclos curtos de entrega de valor.

Por que adotar se tornar ágil?

Agilidade e tecnologia

Fonte: 14th Annual State Of Agile Report, 2020

Segundo um dos principais relatórios de agilidade do mundo, acelerar a entrega de software e aprimorar a capacidade de gerenciar prioridades em constante mudança, são os principais motivos pela adoção do ágil.

Mais eficiência para a sua empresa

Fontes: ¹TeBIT 2019 executive report, ²Scaled Agile (SAFe)

Pesquisas mostram que a adoção de metodologias ágeis tem se tornado cada vez mais importante para empresas de telecomunicações.

Time-to-Market

2x a 4x

na aceleração do tempo de lançamento de novos produtos/serviços ao mercado¹

Products & Features

3x a 4x

de melhoria na satisfação do cliente final¹

Delivery Efficiency

15% a 25%

na redução de custos de desenvolvimento¹

Attract Top Talent

Aumento na atração e retenção dos talentos ²

O mercado de telecomunicações está adotando

Fontes: Scaled Agile (SAFe)

Foco no cliente e na entrega de valor são âmbitos importantes para as empresas de telecomunicação em seus desafios de time-to-market competitivo, com qualidade e assertividade!

Logo da TIM
Logo da Claro
Logo da Telefonica
Logo da Verizion
Logo da Vodafone
Logo da T-Mobile
Logo da AT&T
Logo da Telestra

Uma transformação que não é questão de método

Top 3 Desafios para adotar e escalar as práticas ágeis

Fonte: 16th Annual State Of Agile Report, 2022

42%

Participação insuficiente da liderança

40%

Baixo conhecimento sobre agilidade

40%

Resistência organizacional à mudança

O âmbito cultural é uma das chaves para o sucesso

Por isso, a estratégia para transformação ágil para Telecomunicações não depende apenas de trilhas de treinamentos ou certificações, mas de considerar o contexto, com todos os aspectos organizacionais, as necessidades e limitações, a fim de que haja o engajamento de todos os envolvidos na mudança e também da liderança.

Framework BIP

para lançamento de produtos e serviços em telecomunicações de forma ágil

Geralmente, as arquiteturas sistêmicas em Telco e a rede de fornecedores são extensas e complexas. Por isso, atualizações ou criação de novos produtos e serviços impactam uma variedade de sistemas, áreas e processos. A única forma de garantir assertividade nos lançamentos para o cliente é por meio da colaboração, pensamento enxuto (lean) e entregas incrementais.

Ideação

Geração de ideias, conforme o contexto de negócios e necessidades.

Enriquecimento Colaborativo

Desdobramentos de ideia priorizada, em estórias de usuário, com stakeholders impactados e tecnologia.

Delivery

Desenvolvimento e teste incremental. Lançamento ao mercado.

Abordagem de implantação

Business Assessment

Diagnóstico da realidade organizacional em termos de processos, ferramentas, contratos e identificação da estratégia, necessidades e objetivos

Process Design

Construção da tese de inovação com detalhamento de abordagens e metas e definição da estrutura organizacional e de gestão mais adequada

Tool Setup

Conforme a maturidade da organização, iniciar por uma experimentação ou já partir para a utilização de múltiplos mecanismos de inovação

Incremental Execution

Realização de governança para gestão do portfólio de soluções com foco em resultados e gestão das iniciativas estratégicas

Cultural Setup

Definição e execução de ações de gestão de mudança que suportem a transformação organizacional e dos modelos de trabalho, minimizando resistências à mudança

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