Os armadores têm até os dias 18 deste mês e 2 de outubro para manifestarem interesse na licitação. Essa é a primeira leva de um plano de contratação de 34 embarcações de apoio marítimo do mesmo tipo
A Petrobras definiu os prazos de 18 deste mês e 2 de outubro para receber propostas para a licitação de afretamento de 18 barcos de apoio marítimo do tipo PLSVs e serviços técnicos especializados, associados a essas embarcações, segundo levantamento realizado pela BIP. Em todos os casos, o modo de disputa é fechado e a abrangência é nacional. Inicialmente, a data de entrega das propostas estava prevista para 11 de julho, mas foi revista.
As concorrências são um desdobramento de outra licitação, lançada no dia 20 de junho, prevendo a contratação, ao todo, de 34 lotes de embarcações, como antecipou o PetróleoHoje. Uma primeira leva de concorrências já teve o prazo de entrega de propostas expirado no dia 5 deste mês. E ainda há ainda outras 11 licitações com status indefinido, com entregas previstas também para a próxima semana e o início do mês que vem.
“O mercado de embarcações de apoio marítimo está cada vez mais aquecido. Devido à disponibilidade de frota, a taxa diária das embarcações vem atingindo patamares cada vez mais elevados, com os PSVs se aproximando de US$ 40.000 por dia. Não deve ser diferente para a próxima rodada de afretamento de PLSVs, cujas propostas poderão superar taxas de US$ 300 mil/dia”, avaliou Pedro Caldas, consultor líder da Unidade de Negócios de Óleo e Gás da BIP Brasil.
Relatório de junho deste ano da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam) registra a existência de cerca de 410 embarcações (brasileiras e estrangeiras) atuando no país. Caldas acrescenta que poucas empresas estão aptas a participar das concorrências, o que torna a disputa mais acirrada. “Estamos falando de players como TechnipFMC, DOF, Subsea 7, Sapura, McDermott e Saipem”, complementou.
Nas licitações, a Petrobras privilegia a contratação de embarcações brasileiras. Os lotes destinados a embarcações estrangeiras só serão abertos se o número de embarcações nacionais não for suficiente para atender toda demanda.
A empresa ainda exige que a idade das embarcações não seja superior a 20 anos, 11 meses e 29 dias, a partir da data de apresentação da proposta, acrescida do prazo de mobilização contratual. As dimensões previstas são as maiores capazes de atracar nas bases de carregamento contratadas pela estatal. O calado máximo é de 8 metros e o comprimento, de 158 metros.
A maioria das concorrências abertas até agora é referente ao lote D, de um grupo de cinco. Nesse caso, as embarcações devem iniciar operação em março de 2025 ou 730 dias após a assinatura do contrato, o que for mais distante. As embarcações do lote A devem ser entregues em setembro do ano que vem (ou 180 dias da assinatura do contrato); as do B, em março de 2024 (ou 365 dias); as do C, em março de 2025 (ou 365 dias); e as do E, em março de 2026 (ou 730 dias).
O primeiro edital relativo a esse bid foi lançado em junho deste ano, mas a Petrobras optou por cancelá-lo para evitar questionamentos na Justiça. Isso porque houve divergências sobre a cláusula do edital relativa à suspensão temporária do contrato. Na época, a Sapura foi classificada em primeiro lugar, enquanto a Subsea 7 e a TechnipFMC/DOF foram desclassificadas por não conseguirem ofertar os barcos na data exigida pela estatal.
Leia a matéria na íntegra: https://petroleohoje.editorabrasilenergia.com.br/petrobras-aguarda-propostas-para-18-plsvs/
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