Entender e saber como gerenciar a cadeia logística da sua organização é fundamental para o sucesso do seu negócio. Sabidamente, este processo apresenta certo grau de complexidade, devido aos desafios que envolvem a realização do trabalho até entregar o produto ao cliente final. As suas diversas etapas exigem soluções eficientes e um planejamento elaborado a partir de um olhar estratégico a depender das particularidades de cada setor.
A chave para o sucesso está na análise e compreensão dos obstáculos que precisam ser superados, como eles impactam o seu negócio e porque o esforço para otimizá-los é tão necessário atualmente.
Pensando nisso, o objetivo deste material é ajudar na visualização do que há para superar atualmente nas etapas de transporte terrestre e armazenamento de cargas, trazendo as melhores práticas na indústria que auxiliarão a solucionar esses desafios.
Quais são os principais desafios no transporte e na armazenagem de cargas?
Assegurar uma operação mais sustentável
Os setores de logística e supply chain enfrentam desafios significativos de sustentabilidade devido à sua grande pegada de carbono e impacto ambiental. Segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA)[1], o transporte de cargas representa 25% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil, conforme Figura 1. Isso se deve muito ao fato de que 19% do transporte é realizado por caminhões e o diesel, sendo o principal combustível utilizado, é um dos maiores emissores de gases do efeito estufa. Por esse motivo, empresas vem buscando cada vez mais alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Sincronização da cadeia de abastecimento
Por muito tempo as organizações buscaram sua eficiência “local” para alavancar os resultados desejados. No entanto, o mercado muda constantemente de forma acelerada. Com o contínuo crescimento da competitividade, maiores exigências por parte dos consumidores, menor fidelidade à marca e com menos tolerância a erros, ficou claro que somente a excelência operacional já não era o suficiente para atender as expectativas do mercado e dos seus acionistas. Era necessário, não somente otimizar os processos internos, mas toda a cadeia de suprimentos, buscando o “ótimo global”. A sincronização dos processos da cadeia de suprimentos tornava-se fundamental para gerar mudanças significativas neste segmento.
Garantir a segurança patrimonial e dos funcionários
Tanto no transporte de cargas quanto no armazenamento de materiais, há riscos de furtos, vandalismos, perdas por má estocagem, entre outros. Tão importante quanto a segurança patrimonial, é necessário garantir a segurança dos funcionários, visto que estão sempre expostos a acidentes de trânsito, saúde e demais riscos relacionados à segurança do trabalho. Por esse motivo, é importante que as empresas adotem medidas de segurança adequadas para minimizar esses riscos e garantir a saúde e segurança do seu patrimônio e de seus funcionários.
Otimizar os processos de gestão de estoque
A gestão de estoque é uma atividade chave para as empresas, porque envolve equilibrar o custo de armazenagem e manutenção de estoques com a disponibilidade de produtos para atender às necessidades dos clientes.
Reduzir ociosidade da frota
Reduzir a ociosidade da frota de caminhões é um desafio para muitas empresas devido a fatores como falta de planejamento eficiente de rotas, flutuações na demanda, capacidade de carga e falta de visibilidade sobre a localização dos veículos. Esses fatores podem contribuir para uma frota subutilizada, aumentando os custos operacionais e diminuindo a eficiência de toda a operação logística.
Previsibilidade das demandas de transporte
A flutuação sazonal, eventos imprevistos, mudanças no comportamento do consumidor e a falta de dados precisos são alguns dos fatores que fazem com que a previsibilidade de demanda seja um desafio para o setor. Com isso, dificultam a capacidade das empresas de planejar e se preparar adequadamente para atender às demandas dos consumidores.
Por que você deveria investir na sua cadeia logística?
Segundo a pesquisa Panorama do Transporte de Cargas no Brasil do Observatório Nacional de Transporte e Logística [2], os custos logísticos subiram para 13,7% do PIB em 2022. É imprescindível que as empresas invistam na melhoria contínua dos processos que envolvem a cadeia logística para alavancar o seu negócio. Abaixo, destacam-se os benefícios da melhoria na eficiência operacional, na gestão do estoque e na redução de custos.
Melhoria da eficiência operacional
A alta competitividade no mercado exige cada vez mais uma operação eficiente, com garantia de bons resultados, redução de custos e melhoria no nível de serviço. Portanto, é fundamental que as empresas invistam em tecnologias para aprimorar o monitoramento e organização, proporcionando maior controle e eficiência para a operação.
Melhora na gestão de estoque
A prática do controle do estoque possibilita o atendimento da demanda, inclusive nos períodos de baixa ou de alta do negócio. Além disso, garante o fluxo contínuo das operações e a otimização dos recursos disponíveis, tendo como consequência um aumento da produtividade e a redução de custos.
Redução de custos
Além de garantir eficiência na entrega de produtos ou serviços aos clientes, é importante destacar que a logística pode representar uma grande fatia dos custos totais da empresa. É neste contexto que a redução de custos na logística se torna fundamental para aprimorar a competitividade, melhorar a eficiência financeira da empresa e impulsar o crescimento, podendo alocar mais recursos em novos projetos e expandir.
O estudo da BIP
Realizamos um estudo sobre as melhores práticas na armazenagem e no transporte terrestre e cargas, bem como as principais tecnologias utilizadas no negócio para otimizar as operações. Dessa forma, é possível entender como o mercado está evoluindo e se antecipar às mudanças para adaptar as estratégias de negócio, identificando as principais oportunidades e mantendo-se competitivo para oferecer os melhores produtos e serviços de maneira inovadora.
Transporte de cargas
Uma das principais tendências atuais é a substituição do diesel como combustível principal para veículos de transporte de cargas, devido ao aumento da conscientização ambiental e aos esforços para diminuir as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o acompanhamento em tempo real das cargas tem se tornado cada vez mais relevante e fundamental para garantir a eficiência e a segurança do transporte.
Substituição de diesel como principal combustível
O diesel é conhecido por emissões com um impacto significativo na saúde humana e no meio ambiente. A conscientização crescente sobre a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa incentiva a busca por alternativas mais limpas e renováveis. Veículos elétricos, híbridos e outros combustíveis renováveis, como o hidrogênio, são as principais fontes alternativas.
A seguir, seguem três casos de inovação no uso de combustíveis alternativos:
Monitoramento de frota terrestre e carga transportada em tempo real
Empresas investem no desenvolvimento e utilização de tecnologias de monitoramento de frota terrestre e carga transportada para aumentar a visão integrada da cadeia logística. Os veículos são rastreados em tempo real por raios eletrônicos ou equipamentos de rastreamento que conseguem monitorar cada etapa do transporte, seja dentro ou fora do centro de armazenagem.
Armazenagem de cargas
A armazenagem de cargas é uma etapa imprescindível para a integração da sua cadeia de suprimentos. Apesar das empresas focarem mais em eficiência operacional, a segurança e a sustentabilidade também são aspectos fundamentais a serem considerados. Iniciativas de segurança são essenciais para garantir a integridade física e segurança dos funcionários e dos bens armazenados.
Quanto a sustentabilidade, a preocupação crescente e a implementação de práticas mais limpas e eficientes tornam-se essenciais para minimizar os impactos ambientais. O atual cenário exige cada vez mais atenção a esses dois tópicos para que as empresas estejam preparadas para lidar com esses desafios.
Iniciativas para segurança nos armazéns operacionais
Garantir a segurança na operação dos armazéns é fundamental para a integridade física dos trabalhadores, bem como, dos produtos armazenados. Com a necessidade de otimizar os processos de armazenamento e manuseio de materiais, torna-se cada vez mais importante investir em iniciativas de segurança. A utilização de sensores que emitam alerta quando houver aproximação de equipamentos tem ganhado cada vez mais destaque no mercado, sendo amplamente utilizado por empresas como Ambev, Coca-Cola e Unilever.
Instalação de painéis solares em armazéns aparecem como diferenciais estratégicos para o negócio
Acompanhando a tendência de mudança energética e metas ambiciosas de net-zero nos próximos anos, grandes empresas estão instalando e usando painéis solares como uma alternativa para fornecer uma operação que contribua ativamente para a estratégia corporativa e objetivos de descarbonização.
Principais tecnologias com poder de inovação e impacto nos negócios
É fundamental que as empresas invistam em tecnologias para aprimorar o monitoramento e a organização, proporcionando maior controle e eficiência para a operação de todo o processo logístico. Das top 10 tecnologias emergentes mapeadas (Figura 1) em operações logísticas e supply chain, o uso de Smart Labels, Machine Learning & Artificial Intelligence, Indoor Mobile Robots e Drones, destacam-se com maior impacto.
Smart Labels
Smart Labels são usadas como um termo abrangente para qualquer etiqueta ou codificação que usa tecnologia para adicionar funcionalidade e dados além de um código de barras tradicional. Isso inclui códigos de barras de dados incorporados, RFID e códigos QR, juntamente com uma ampla gama de novos aplicativos inovadores que tiram proveito da nova tecnologia.
Machine Learning (ML) & Artificial Intelligence (AI)
Artificial Intelligence (AI) aplica análise avançada e técnicas baseadas em lógica, para interpretar eventos, dar suporte e automatizar decisões e executar ações. Machine Learning (ML) se caracteriza como algoritmos avançados de aprendizado de máquina compostos por muitas tecnologias (como aprendizado profundo, redes neurais e processamento de linguagem natural), usadas em aprendizado não supervisionado e supervisionado, que operam guiados por lições de informações existentes.
Indoor Mobile Robots
A tendência dos Indoor Mobile Robots abrange os vários tipos de robôs portáteis que executam tarefas principalmente dentro das instalações sem entrada direta de operadores humanos. Veículos guiados automaticamente (AGVs) seguem caminhos visíveis ou invisíveis predeterminados, enquanto seus sucessores de próxima geração, robôs móveis autônomos (AMRs), usam planejamento de caminho em tempo real e podem se mover mais livremente em torno de obstáculos.
Drones
Drones são formalmente conhecidos como veículos aéreos não tripulados (UAVs) ou sistemas de aeronaves não tripuladas. Essencialmente, um drone é um robô voador que pode ser controlado remotamente ou voar de forma autônoma usando planos de voo controlados por software em seus sistemas embarcados, que funcionam em conjunto com sensores de bordo e um sistema de posicionamento global (GPS).
Como a BIP pode te ajudar nessa jornada?
Contamos com uma equipe de especialistas em logística e supply chain, com vasta experiência em diversos setores da indústria. Contamos ainda com a xTECH, nosso centro de excelência de dados e tecnologia, atuando com tecnologias exponenciais para fornecer soluções digitais, suportando a transformação orientada a dados dos nossos clientes e parceiros.
Quer conhecer mais dos cases de sucesso que temos em logística e supply chain? Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos te ajudar!
REFERÊNCIAS:
- [1]https://energiaeambiente.org.br/as-emissoes-brasileiras-de-gases-de-efeito-estufa-nos-setores-de-energia-e-de-processos-industriais-em-2019-20201201
- [2]https://www.jornaldocomercio.com/cadernos/jc-logistica/2022/10/869541-custo-logistico-chega-a-137-do-pib-impactado-pelo-aumento-do-diesel-e-representa-entrave.html
- [3]https://exame.com/bussola/seara-anuncia-frota-de-200-caminhoes-100-eletricos-ate-janeiro/
- [4]https://www.pv-magazine.com/2022/02/25/dhl-deploys-solar-in-fleet-trucks/
- [5]https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/09/01/shell-e-raizen-vao-fazer-hidrogenio-verde-de-etanol-com-a-usp.ghtml
- [6]https://www.vallourec.com/pt-BR/br/solucoes
- [7]http://www.madeiratotal.com.br/klabin-lanca-monitoramento-inedito-no-brasil-para-controle-das-operacoes-florestais/
- [8] https://revistapesquisa.fapesp.br/etiquetas-que-salvam/
- [9] https://www.linde-mh.com/en/About-us/Magazine/Coca-Cola/
- [10] https://www.unilever.com/news/news-search/2022/can-smart-tech-make-our-workplaces-safer/
- [11] https://www.aboutamazon.eu/news/sustainability/amazon-unveils-its-largest-fulfillment-center-solar-panel-installation-in-europe
- [12] https://www.dhl.com/th-en/home/press/press-archive/2021/dhl-supply-chain-on-track-to-meet-zero-carbon-emissions-target-by-2050-in-thailand.html
- [13] https://www.maersk.com/news/articles/2022/08/30/maersk-to-operate-first-of-its-kind-green-warehouse-in-denmark
- [14] https://www.dhl.com/global-en/home/insights-and-innovation/insights/logistics-trend-radar.html
- [15] https://www.ascoworld.com/uploads/Materials-Management-Case-Study.pdf
- [16] https://www.vallourec.com/pt-BR/br/solucoes
- [17]https://www.futurebridge.com/industry/perspectives-energy/artificial-intelligence-in-supply-chain-management-in-oil-and-gas/?print=pdf
- [18]https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2022/10/04/transformacao-digital-tem-resultado-dificil-de-mensurar.ghtml
- [19]https://www.dhl.com/us-en/home/supply-chain/innovations/warehouse-and-transport-innovations.html
- [20]https://www.theverge.com/2022/6/21/23177756/amazon-warehouse-robots-proteus-autonomous-cart-delivery
- [21]https://www.equinor.com/news/archive/20200828-drone-transport-troll
- [22]https://energyfactor.exxonmobil.asia/energy-innovation/taking-innovation-sky-high/