Com o atual ambiente de negócios global em constante mudança, a pressão sobre as organizações para tomarem decisões precisas e corretas nunca foi tão grande. A capacidade de identificar desafios e oportunidades e de adaptar rapidamente os negócios se tornou não só uma vantagem competitiva, como também um requisito para a sobrevivência.
Essa é a razão pela qual transformar as organizações em “Data Driven Company” ou ainda “Cognitive Company” alcançou o topo das agendas corporativas.
Diante da pressão do mercado, atrelado a inúmeras soluções de tecnologia, de captura, armazenamento e processamento dos dados as empresas e industrias se encontram em diferentes níveis de maturidade na utilização efetiva dos dados.
Diante desse cenário, a Bip, através do seu centro de Excelência XTech tem utilizado em seus clientes uma abordagem pragmática focada em levar a empresa ou uma área se tornar orientada a dados. A metodologia é conhecida como DUDE (Data-driven transformation, Understand, Design, Execute), conforme detalhes abaixo:
Construindo uma estratégia de dados com a metodologia DUDE
Empregar uma transformação em toda a empresa com a ambição de reformular de uma só vez a estratégia, organização, análise e tecnologia pode ser um enorme desafio. Portanto, o fator determinante para uma transformação orientada a dados bem-sucedida é a abordagem de planejamento e execução.
A partir da experiência e maturidade adquirida em projetos de transformação em vários setores, a Bip desenvolveu a metodologia DUDE para apoiar as organizações ao longo da jornada de transformação orientada a dados.
Essa é uma abordagem incremental para uma transformação orientada a dados, em que os Casos de Uso são colocados em uma linha com base em uma análise profunda de seu ROI, dados e tecnologia necessários. Ela está estruturada em três fases:
Compreender: avaliar o estado atual e definir a visão da estratégia de dados
Antes de tentar definir a visão e o estado de destino na transformação orientada a dados, uma organização precisa ter um entendimento claro de seu nível de adequação orientado a dados. Em outras palavras, ela precisa saber onde está em termos de recursos orientados a dados em Estratégia, Organização, Análise e Tecnologia.
Essa fase de compreensão, permitirá que empresa tenha uma visão clara de potenciais e lacunas críticas para alcançar a visão e os objetivos de dados desejados.
Design: identifique oportunidades e projete o caminho para a implementação
A fase Design é o momento de identificação de oportunidades de negócios que podem agregar valor à empresa, comprovando o valor do uso dos dados. Existem vários casos de uso em potencial para melhorar as operações, reduzir custos, fornecer mais informações para a tomada de decisões, transformar a experiência do cliente, reduzir o tempo de resposta, entre outros. A abordagem do Bip consiste em três subfases: preparação, ideação, avaliação.
Executar: desenvolver casos de uso, comprovar o valor dos dados, melhorar continuamente
Na Bip, vemos a fase de execução como uma melhoria contínua que dura o tempo necessário para desenvolver uma cultura baseada em dados e a capacidade de conduzir autonomamente as rotinas de implementação e monitoramento.
Para ter sucesso na fase de execução, as empresas devem cuidar de quatro pilares: Governança de Dados, Execução de Casos de Uso, Arquitetura e Ferramentas BDAA e Implementação de Modelo Operacional.
Como a Bip tem ajudado seus clientes a enfrentarem estes desafios
Os benefícios potenciais de uma transformação de negócios orientada a dados têm chamado a atenção de empresas de diversos setores. Mas, como em qualquer outra grande mudança, os desafios podem ser substanciais e exigir experiência prática, liderança e comprometimento.
Sendo assim, orientar-se a dados é uma jornada que deve ser cuidadosamente entendida, projetada e executada. Nós, da Bip, contamos com especialistas que criam soluções de análise de última geração, configuram organizações orientadas a dados e aprimoram os recursos de gerenciamento de dados.
Utilizamos tecnologias exponenciais para fornecer soluções digitais de ponta a ponta, suportando a transformação orientada a dados e aumentando a capacidade de resposta à evolução dos negócios. Fale com um de nossos consultores!
Para acessar o artigo original, clique em: https://www.bipconsulting.com/insights/data-strategy-a-data-driven-transformation