Expectativa para a Black Friday no Brasil: Crescimento de dois dígitos impulsionado pelo online e diferentes apostas dos varejistas
Mesmo com um cenário de alta inflação, juros, desemprego e redução da renda per capita, devemos ter mais uma Black Friday com crescimento expressivo, devido ao aumento da digitalização do brasileiro, demanda de consumo reprimida e a batalha dos varejistas com diferentes apostas como descontos agressivos, antecipação de promoções, meios de pagamento mais convenientes para o Consumidor e entrega rápida.
Como tudo começou
A data se originou nos EUA, ainda que tenha explicações diversas, ocorre sempre um dia depois do Thanksgiving (última sexta-feira de Novembro desde 1941). Acontece que esta data é associada ao início da época de festividades e pelas buscas de presentes e consumo nesse sentido. Por isso, também é associado ao momento de se “voltar ao azul”, pelo ponto de vista do varejo, uma vez que a partir da Black Friday os varejistas registraram grandes aumentos de vendas. E no Brasil já há alguns anos essa passou a ser uma das principais datas no calendário dos varejistas, além das datas comemorativas, sazonalidades e aniversários das marcas (que geralmente acontecem em Setembro).
Black Friday no Brasil ganha força com o online
Devido ao aumento da digitalização dos Brasileiros impulsionado pela pandemia, a data mais esperada para o setor varejista tende a apresentar crescimento em relação à 2020 (ano de maiores vendas desde o início da Black Friday no Brasil).
Segundo a edição 44 do Webshoppers (EBIT / Nielsen), o 1º semestre de 2021 cresceu 31% em vendas quando comparamos com o 1º semestre de 2020, atingindo a marca de R$ 53,4 Bi, o que reforça as expectativas de crescimento da Black Friday em 2021.
A economia ainda é um desafio para uma Black Friday ainda maior
Porém, se por um lado a pandemia acelerou o processo de entrada de novos consumidores no online, por outro lado, desencadeou uma crise econômica, resultando em:
- Aumento da taxa de desemprego (13,2% em out/21 segundo IBGE);
- Aumento da inflação
- Câmbio desfavorável para o real, aumento dos preços dos combustíveis, elevando despesas relacionadas ao custo de servir e o desabastecimento de insumos influenciaram para alta da inflação (IPCA acumulado dos últimos 12 meses é de 10,67%);
- Aumento da taxa Selic
- Diante do cenário de alta inflação, o Banco Central tem elevado a taxa Selic (atualmente em 7,75%, porém com previsão de aumento encerrando o ano em 9,25%, segundo o Boletim Focus), o que impacta diretamente nos novos investimentos privados e consumo das famílias;
Tendo este cenário em vista, apesar das previsões de mercado serem otimistas em relação à Black Friday, ainda há um certo grau de incerteza em relação ao tamanho do crescimento para este ano.
Apostas estratégicas para a Black Friday em um cenário macroeconômico desafiador
Diante dos desafios relacionados à economia citados acima, os principais players devem apostar na entrega de um melhor serviço em toda jornada do consumidor, garantindo que novos e atuais consumidores fiquem em sua base, resultando em bons indicadores de captação de leads e retenção (Churn Rate e LTV).
Em um setor de alta concorrência com grandes players como Americanas, Magalu, Amazon, Casas Bahia e Mercado Livre, os descontos agressivos são chaves para diferenciação (segundo pesquisa da Opinion Box, realizado com consumidores, 44% da base pesquisada utilizam sempre sites de comparação de preços e 46% às vezes), porém, além dos descontos e cahsback, o setor deve direcionar esforços em outros fatores de diferenciação, com destaque para meios de pagamentos, comodidade / prazos da entrega e estratégias de antecipações da Black Friday (ex.: Black November)
Diferenciação por meios de pagamentos
Com a tendência de alta da Selic para controle da inflação, o custo do dinheiro no tempo ficou mais caro, sendo assim, o parcelamento da venda sem juros para o cliente deve afetar as despesas financeiras consideravelmente para cobrir eventuais necessidades de capital de giro, ou via funding ou via antecipação de recebíveis.
Neste sentido, com o aumento da popularidade do PIX (segundo a Opinion Box, 26% pretendem usar o PIX, já ultrapassando o boleto – com intenção de uso de 18%,) os players estão cada vez mais apostando em descontos adicionais para quem pagar com este método de pagamento. Pois além de gerar caixa imediato reduzindo o prazo médio de recebimento, a conversão na etapa do pagamento é maior, uma vez que com o boleto o cliente pode ainda decidir por desistir da compra.
Outra estratégia que deve ser aposta nesta Black Friday será a oferta de parcelamentos mais agressivos com os cartões private label e co-branded se comparados com os cartões bandeirados tradicionais, que além de apresentarem um custo por transação menor para os players, também fidelizam o cliente.
Diferenciação por melhor serviço de entrega
Outro fator determinante para uma diferenciação em meio a alta concorrência e descontos agressivos, deverá ser a diversificação das opções de entrega, não somente com prazos e preços agressivos na entrega porta a porta, mas também com opções de same day delivery e retirada em loja física, alavancando as iniciativas de omnicanalidade. Ainda segundo a pesquisa da Opinion Box, os consumidores tendem a desistir da compra com fretes caros (56%), prazos de entrega elevado (42%) e não ter a opção de retirada em loja (16%).
Ou seja, players que ofertarem menores valores de fretes ou frete grátis e entrega mais rápida, poderão aproveitar a data.
Antecipação da Black Friday (Black November)
A estratégia de antecipação das promoções da Black Friday durante o mês de novembro reforça uma tendência já observada em anos anteriores. Grandes players adotam esta prática e inovam a cada ano, a exemplo do Mercado Livre que durante o mês de novembro realiza ofertas de determinadas categorias e produtos com promoções entre as 13:00 e 14:00 todos os dias, conhecido como a “Hora Black”. A captura de vendas com estas ações visa incrementar o resultado total da Black Friday.
Então, resumidamente, podemos esperar dos players na data este ano:
- Estratégias promocionais para incentivo de pagamento via PIX;
- Ascensão dos modelos de entrega omnichannel: click-e-retire, uso de lockers ou demais pontos de retirada;
- Atrelado a isso, as chamadas same day delivery e/ou entregas expressas;
- Reforçando tendência já notada em anos anteriores: a antecipação da data em até um mês (Ex.: “Black November”);
Como a BIP pode ajudar os Varejistas e Empresas de Bens de Consumo
BIP é uma consultoria global de negócios, especializada na transformação e gestão de empresas, com forte atuação no Varejo e Bens de Consumo.
Temos diversos projetos executados no Brasil e no Mundo relacionados aos principais desafios dos Clientes tais como:
- Estratégia de eCommerce;
- Desenho e implantação de marketplaces In e Out;
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- Transformação do CRM e Atendimento;
- Otimização do CX para Consumidores finais e Parceiros;
- Desenho e implantação de Omnicanalidade;
- Eficiência operacional de Lojas e Logística;
Este artigo foi elaborado por Felipe Oliveira, gerente da Business Unit de Varejo, em parceria com Gimayma Khouri, do Knowledge Center.
- Relatório Webshoppers: https://company.ebit.com.br/webshoppers/webshoppersfree
- Pesquisa Opinion Box: https://materiais.allin.com.br/pesquisa-black-friday-2021