Nossos Serviços
Agilidade no lançamento de produtos e serviços
Acelerando a Transformação Ágil do setor de Telecomunicações
O mercado está em constante evolução e cada vez mais dinâmico
As empresas de Telecomunicação têm um grande desafio de resposta ao mercado. Seja no âmbito tecnológico, com os avanços do 5G/6G, em seus modelos de negócio, cada vez mais cross a outras indústrias, e continuamente na otimização das formas de trabalho, uma das dimensões da transformação digital.
Transformação Ágil como alavanca para responder mais assertivamente ao mercado
A transformação ágil está ligada a uma mudança de mentalidade onde os esforços são orientados para geração de valor na oferta aos clientes, de forma mais flexível e adaptativa. Quando associado às melhores práticas de mercado, viabilizam times mais autônomos, produtivos e enxutos.
Mindset
Foco no cliente; Transparência; Colaboração; Rápida Adaptação às Mudanças; Melhoria Contínua; Experimentação; Entendimento da cadeia de valor
+
Frameworks
Scrum; Kanban; ScrumBan; SAFe; Lean; XP; Spotify; LeSS
Benefícios do Ágil
A agilidade possui diversos benefícios para as empresas, dentre eles, decisões mais ágeis, clientes mais satisfeitos, redução de desperdício de esforços e colaboradores mais dedicados à medida que vão se envolvendo nos projetos/iniciativas. Não há valor na aplicação de frameworks ágeis, sem o foco no cliente, adaptabilidade à realidade do negócio e ciclos curtos de entrega de valor.
Por que adotar se tornar ágil?
Agilidade e tecnologia
Segundo um dos principais relatórios de agilidade do mundo, acelerar a entrega de software e aprimorar a capacidade de gerenciar prioridades em constante mudança, são os principais motivos pela adoção do ágil.
Mais eficiência para a sua empresa
Pesquisas mostram que a adoção de metodologias ágeis tem se tornado cada vez mais importante para empresas de telecomunicações.
Time-to-Market
2x a 4x
na aceleração do tempo de lançamento de novos produtos/serviços ao mercado¹
Products & Features
3x a 4x
de melhoria na satisfação do cliente final¹
Delivery Efficiency
15% a 25%
na redução de custos de desenvolvimento¹
Attract Top Talent
Aumento na atração e retenção dos talentos ²
O mercado de telecomunicações está adotando
Foco no cliente e na entrega de valor são âmbitos importantes para as empresas de telecomunicação em seus desafios de time-to-market competitivo, com qualidade e assertividade!
Uma transformação que não é questão de método
Top 3 Desafios para adotar e escalar as práticas ágeis
42%
Participação insuficiente da liderança
40%
Baixo conhecimento sobre agilidade
40%
Resistência organizacional à mudança
O âmbito cultural é uma das chaves para o sucesso
Por isso, a estratégia para transformação ágil para Telecomunicações não depende apenas de trilhas de treinamentos ou certificações, mas de considerar o contexto, com todos os aspectos organizacionais, as necessidades e limitações, a fim de que haja o engajamento de todos os envolvidos na mudança e também da liderança.
Framework BIP
para lançamento de produtos e serviços em telecomunicações de forma ágil
Geralmente, as arquiteturas sistêmicas em Telco e a rede de fornecedores são extensas e complexas. Por isso, atualizações ou criação de novos produtos e serviços impactam uma variedade de sistemas, áreas e processos. A única forma de garantir assertividade nos lançamentos para o cliente é por meio da colaboração, pensamento enxuto (lean) e entregas incrementais.
Ideação
Geração de ideias, conforme o contexto de negócios e necessidades.
Enriquecimento Colaborativo
Desdobramentos de ideia priorizada, em estórias de usuário, com stakeholders impactados e tecnologia.
Delivery
Desenvolvimento e teste incremental. Lançamento ao mercado.
Abordagem de implantação
Business Assessment
Process Design
Tool Setup
Conforme a maturidade da organização, iniciar por uma experimentação ou já partir para a utilização de múltiplos mecanismos de inovação
Incremental Execution
Realização de governança para gestão do portfólio de soluções com foco em resultados e gestão das iniciativas estratégicas
Cultural Setup
Definição e execução de ações de gestão de mudança que suportem a transformação organizacional e dos modelos de trabalho, minimizando resistências à mudança
Últimos Insights
Process Mining: Alavancando o poder dos dados para extrair valor dos seus processos
O Process Mining consiste em reconstruir o Digital Twin de um determinado processo para poder realizar análises avançadas de performance desse processo e buscar causas raízes de ineficiência.
Process Mining e o poder dos dados na melhoria de processos
A era da Transformação Digital revolucionou a forma com a qual as empresas trabalham e executam processos: muitas tarefas, antigamente realizadas de forma manual, foram digitalizadas através do uso de sistemas de suporte ao negócio (ex.: ERP, CRM, etc.). Resultou dessa mudança um crescimento exponencial do volume de dados gerados pelos processos internos das empresas. Conheça o Process Mining e o poder dos dados nas empresas.
O Futuro das Telecomunicações: a integração de IA, Big Data, IoT e o impacto da Tecnologia 5G
Nos últimos anos, as tecnologias como inteligência artificial (IA), big data, IoT e a tecnologia 5G têm desempenhado papéis essenciais no setor de telecomunicações e mídia, impulsionando soluções inovadoras e redefinindo a forma como as empresas operam e interagem com os clientes.
Conheça a nova Lei do SAC
O comportamento do consumidor está em constante transformação, assim como o universo de atendimento ao cliente. Surgiram novas tecnologias, houve aumento das redes sociais e maior uso do digital em lugar de apenas o atendimento telefônico para garantir uma boa experiência ao cliente. Dessa forma, a norma precisou se adequar a essas mudanças. Conheça a nova Lei do SAC.
Process Mining: Alavancando o poder dos dados para extrair valor dos seus processos
O Process Mining consiste em reconstruir o Digital Twin de um determinado processo para poder realizar análises avançadas de performance desse processo e buscar causas raízes de ineficiência.
Process Mining e o poder dos dados na melhoria de processos
A era da Transformação Digital revolucionou a forma com a qual as empresas trabalham e executam processos: muitas tarefas, antigamente realizadas de forma manual, foram digitalizadas através do uso de sistemas de suporte ao negócio (ex.: ERP, CRM, etc.). Resultou dessa mudança um crescimento exponencial do volume de dados gerados pelos processos internos das empresas. Conheça o Process Mining e o poder dos dados nas empresas.
O Futuro das Telecomunicações: a integração de IA, Big Data, IoT e o impacto da Tecnologia 5G
Nos últimos anos, as tecnologias como inteligência artificial (IA), big data, IoT e a tecnologia 5G têm desempenhado papéis essenciais no setor de telecomunicações e mídia, impulsionando soluções inovadoras e redefinindo a forma como as empresas operam e interagem com os clientes.
Recentemente, o business agility era apenas um desejo, agora já se tornou vital para a perenidade dos negócios. Estamos imersos em um ambiente hipercompetitivo e continuar com o business as usual não é mais uma opção.
Junto disso, em resposta às grandes mudanças de comportamento e de modelos de negócios, os principais players de telecomunicações do mundo focam seu futuro na diversificação de serviços e na integração da produção, distribuição e monetização de conteúdos e serviços, com base em investimentos e acordos comerciais sem precedentes.