AUTORIA

Edmar Gonçalves

Mônica Arakaki

Caio Costa

TRADUÇÃO

GERENTE RESPONSÁVEL

Renner Buzatto

DIRETOR RESPONSÁVEL

Pedro Souza

O setor de Mineração Brasileiro

O Brasil é um grande produtor mineral, rico em minérios como nióbio, ferro, manganês e alumínio. A atividade mineradora no Brasil remonta ao período colonial, com a busca pelo ouro no interior do país, e desde então, produz grande impacto no desenvolvimento industrial brasileiro. O país produz cerca de 70 substâncias minerais (21 dos grupos de materiais metálicos; 45, dos não metálicos; e quatro, dos energéticos), com destaque para os estados do Pará, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Amazonas, segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A Transformação Digital e Inovação no Setor de Mineração tem sido uma grande aposta das empresas.

Aqui no Brasil, o minério com maior importância para exportação é o minério de ferro, sendo responsável por mais de 68% do volume no setor mineral brasileiro (IBRAM, 2020) [1]. Abaixo, seguem os dados do estudo realizado onde pode-se perceber a seleção dos principais minérios exportados pelo país no ano de 2020.

O setor de mineração é, segundo a ONU, responsável por cerca de 1 milhão de empregos no Brasil com 20% em empregos diretos e 80% em indiretos. A indústria de transformação mineral corresponde à 3% do PIB.

Segundo avaliação de mercado realizada pela BIP, identificou-se alguns desafios importantes presentes no setor de mineração, veremos abaixo.

Redução de impacto social e ambiental no setor de Mineração

Existe uma dificuldade das mineradoras de se enquadrarem nas leis e suas licenças formais, devido a seu impacto nas comunidades locais e meio ambiente. Em uma pesquisa recente da do IBRAM foram destacados os três principais riscos e oportunidades para mineração, sendo eles: ESG, descarbonização e licença para operar. Portanto, é essencial que as companhias tenham uma agenda consistente em ESG e um plano de criação de valor ao longo do tempo.

Altos custos de manutenção no setor de Mineração

Em torno de 30 a 50% dos custos de operações de mineração são gastos na manutenção da planta, frota e equipamentos. Portanto, faz-se necessário implementar manutenção preventiva e/ou preditiva por meio de sistemas de monitoramento de condições.

A Mineração e o alto volume de dados

Segundo pesquisa da IDC (International Data Corporation), 45% das empresas analisadas possuem um nível baixo de maturidade para excelência de dados [2]. Para a indústria de mineração, que está cada vez mais automatizada, o volume de dados está cada vez maior. Portanto, é extremamente importante saber utilizá-los para melhorar a acurácia das informações e tirar os melhores insights.

A mineração atuando em áreas remotas

A expectativa é de que o 5G corrobore com a mineração 4.0 para que as áreas mais remotas tenham acesso à internet de alta velocidade e contribua para utilização de inteligência artificial. Isso porque essa tecnologia apresenta diversas evoluções, como a capacidade de cobrir grandes distâncias, alta velocidade, alta potência (volume de dados) e baixa latência (menor tempo de resposta).

A mineração e a transição para Energia Verde

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, o processo de mineração é responsável por 10% do consumo mundial de energia [3], dificultando as ambições do setor na meta de se tornar net-zero. Portanto, o setor vive atualmente desafios com uma operação e produção de baixo carbono e uso de fontes alternativas de energia.

Transformação Digital e inovação no setor da Mineração

As companhias estão investindo em transformação digital e inovação para alavancar melhores resultados e posicionar a organização em um futuro mais tecnológico e digital. De acordo com um relatório recente do Fórum Econômico Mundial, até 2025, a digitalização na indústria de mineração e metais tem potencial para salvar mais de 1000 vidas devido à menor exposição ao risco, além de reduzir mais de 610 milhões de toneladas na emissão de CO2.

A Mineração e a Saúde e Segurança Operacional

Fatores como: ter o acesso seguro a equipamentos móveis de mineração; Mitigação do risco de atropelamento; eliminação do risco de rompimento de barragens, Diminuição do ruído das usinas; identificação de desvios de comportamento, entre outros, são prioridades para as principais empresas de mineração. A Vale, por exemplo, possui três metas para o tema, sendo elas: prevenção de acidentes catastróficos por meio de ações imediatas identificadas no Hazard Identification and Risk Analysis (HIRA); zerar número de lesões registráveis de alto potencial até 2025 e; Reduzir em 50% o número de exposições aos agentes nocivos à saúde no ambiente de trabalho até 2025 [4].

Resumo sobre os desafios do setor da Mineração

Muitos desses desafios são específicos do setor de metais e mineração, que passa por um momento diferente dos demais setores, pois, enquanto o mundo caminha para uma economia Net-zero, o setor de mineração estará com o desafio de fornecer as grandes quantidades de matérias-primas necessárias para a transição energética. Embora todos os setores da economia global enfrentem pressões comuns (como demandas de partes interessadas e investidores para descarbonizar suas próprias operações) as empresas de metais e mineração enfrentaram um desafio especial próprio: fornecer os insumos críticos necessários para impulsionar a enorme transição tecnológica à frente.

Portanto, é vital entender o momento e a importância da indústria para a economia do país e compreendendo que o setor vem passando por grandes avanços, que estão impactando diretamente 3 pilares principais para a indústria: segurança operacional, produtividade e sustentabilidade. Isso ocorre de forma cada vez mais acelerada devido ao uso de soluções digitalizadas provenientes da Mineração 4.0 e da transformação digital vivida pela indústria.

Mining 4.0

A mineração tem muito a agregar com o uso de tecnologias e inovação, e este é ambiente perfeito para a indústria 4.0. A indústria 4.0 vem mudando em grande escala a automação, troca de dados, etapas da produção e modelos de negócios por meio do uso de sistemas físicos cibernéticos nos processos de fabricação e os chamados recursos de Internet das Coisas (IoT) na indústria.

A integração de tecnologias como inteligência artificial, IoT, robótica e automação industrial, possibilita uma infinidade de análise e aplicação do recurso certo, na hora certa, com base na análise de dados correta, proporcionando um resultado positivo outrora inimaginável.

Cases de Sucesso na Implantação de Sistemas Inteligentes Na Indústria de Mineração

Caminhões autônomos: a Vale utiliza nas minas de Brucutu (Minas Gerais) e Carajás (Pará). Os veículos são controlados apenas por sistemas de computador, GPS, radares e inteligência artificial. Dessa forma, segundo a companhia, foi possível aumentar em 25% a vida útil dos pneus de caminhões fora de estrada, menor desgaste de peças e consequente redução com custos de manutenção, maior segurança para os funcionários em atuações em áreas de risco e redução na emissão de CO2, devido à redução no consumo de combustível.

Drones em Pátio Ferroviário: iniciativa implementada pela Vale no Pátio de Tubarão (Espírito Santo) e tem como objetivo gerar maior segurança e eficiência na verificação de cargas em vagões. A tarefa que antes demorava 4 horas para realização, agora é realizada em 5 minutos.

Escavadeiras autônomas: controlada remotamente por meio de tablets, a inovação foi implementada pela Vale na mina de Totten (Canadá), gerando maior segurança e redução de lesões entre os operadores, além de melhorar a visibilidade das atividades realizadas.

Inteligência Artificial: usada em iniciativas que buscam elevar a eficiência operacional e a sustentabilidade da Vale por meio de redução do consumo de combustíveis, aumento da disponibilidade dos equipamentos e redução do tempo de manutenção dos equipamentos dentre outras iniciativas que tem a inteligência artificial como aliada.

Empresas Apostam na Inovação Para o Setor da Mineração

A Gerdau, uma das principais empresas do setor no Brasil, também tem constantemente trazido inovações para dentro do seu processo produtivo. Um exemplo que podemos citar é o início das operações do novo lingotamento contínuo de blocos e tarugos automatizado da Usina da empresa em Pindamonhangaba (SP). O equipamento permite à empresa um processo mais seguro, com maior rendimento e possibilitando a produção de aços “clean steel” (aço de qualidade superior, com maior limpeza inclusionária e com um tempo de vida útil maior), buscando atender a demanda da indústria automobilística por automóveis mais leves [5].

A Anglo American também tem a inovação como base para implementar uma mineração mais sustentável, através da abordagem de Future Smart Mining, onde a empresa atua com tecnologias e digitalização dentro de quatro conceitos visando o futuro da mineração: 1) Mina Concentrada, para dar mais precisão ao lavrar minerais e metais para reduzir consumo de água e energia, e diminuir os resíduos no processo; 2) Mina Sem Água, onde pretende atingir níveis próximos de 100% de recirculação no uso de água; 3) Mina Moderna, cujo foco é a segurança das pessoas, reduzindo a exposição de empregados a riscos; e 4) Mina Inteligente, com uso de grande quantidade de dados para tornar as operações mais seguras, integradas e sistematizadas.

Com todas essas tecnologias e inteligências artificiais sendo aplicadas na indústria, é necessário que as empresas consigam extrair o máximo de valor das suas novas formas de operação e dos dados valiosos de suas áreas de exploração.

A Mineração e a Transformação Digital

O uso de tecnologias na mineração deve continuar avançando para aumentar a segurança dos trabalhadores acessar reservas mais profundas e desenvolver um modelo econômico mais sustentável. A operação tornou-se mais eficaz e segura com a instalação de máquinas pesadas mais contemporâneas, como furadeiras, explosivos e equipamentos de britagem. A capacidade de acessar locais com terrenos desafiadores, tipos de rochas mais resistentes, depósitos mais profundos e situações perigosas também só foi possível graças aos desenvolvimentos tecnológicos.

A introdução de equipamentos de mineração contínua na mineração subterrânea de carvão foi um desenvolvimento significativo que aumentou a produção. A eficiência da mineração de carvão de superfície também foi melhorada pelo uso de draglines e escavadeiras de roda de caçamba. Depósitos de minério mais profundos em áreas perigosas que antes eram consideradas inacessíveis agora são alcançáveis com o uso de detonação restrita e fraturamento hidráulico, que pré-condicionam os maciços rochosos.

Além de reduzir os riscos de segurança, com maior precisão no uso de indicadores de performance, obtida por meio de uma cultura Data-driven na transformação digital, é possível perceber onde a empresa pode reduzir emissões e melhorar sua eficiência operacional.

A BIP acredita que a transformação digital se dá pela convergência de 6 dimensões:

Estratégia Digital: clareza de como a transformação digital pode alavancar os desafios de negócios, assim como os meios para alcançar a visão. Para a indústria de mineração é fato de que a digitalização e o avanço da tecnologia autônoma irão revolucionar o setor, principalmente nos ganhos de segurança operacional.

Dados: dados disponíveis e aplicados com intensidade na tomada de decisão por colaboradores que sabem como obtê-los e analisá-los. Um grande exemplo a ser citado é o da Gerdau que, a partir do uso de equipamentos conectados, usando sensores inteligentes, tem coletado dados e informações valiosas que ajudam a companhia a determinar o melhor momento de se fazer manutenções, evitando paradas abruptas nos equipamentos.

Inovação: ambiente, processos e mindset voltados para a contínua geração, desenvolvimento e roll-out de ideias de alto potencial. Como exemplo, podemos citar o Mining Hub, que é uma iniciativa de inovação aberta voltada a todos os integrantes da cadeia de mineração. Entretanto, a iniciativa não é única. A Arcelormittal, por exemplo, possui um espaço colaborativo que incentiva o desenvolvimento de soluções inovadoras em parceria com startups e o ecossistema de inovação aberta.

Tecnologias Digitais: tecnologia como um meio amplamente aplicado, com maestria, pelos colaboradores para a geração de valor. Para a indústria mineral, é essencial estar atenta às novas tecnologias para se atender às exigentes demandas de produtividade, assim como melhoria no cumprimento de normas ambientais e de segurança.

Agilidade: princípios ágeis permeando a maneira como o valor é gerado para a companhia, estimulando a autonomia, multidisciplinaridade e foco em resultados. Em um setor tão importante para a economia do país e com a larga implementação de tecnologias, estar baseada em metodologia ágil é essencial para o sucesso da adoção dessa nova forma de trabalho.

Experiência do Usuário: foco, conhecimento e interação com os clientes ou usuários, alavancando experiências diferenciadas. A partir deste ponto, a indústria de mineração pode crescer e melhorar ainda mais suas experiências, conhecimento de seus pontos de dores, aumentando as chances de trazer ainda mais ganhos para suas operações.

A BIP Brasil e o Setor da Mineração

Portanto, vemos que existe um processo pelo qual as empresas de Mineração e Siderurgia precisam passar para se posicionarem adequadamente em um cenário de transformação digital e inovação que entrega valor para o negócio e sobretudo para a sociedade.

A BIP possui um corpo de profissionais capacitados e com ampla experiência em transformação de negócios focados no digital e inovação impactando diretamente em fatores que contribuam para segurança operacional, produtividade e sustentabilidade, partindo desde desdobramentos estratégicos, desenho de casos de uso específicos até o desenvolvimento de soluções.

Entre em contato conosco e acesse nosso site para ter uma melhor visão de nossos serviços e conversar com nossos especialistas.

Referências

[1]https://portaldamineracao.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Economia-Mineral-Brasileira-IBRAM-2020.pdf – Página 18

[2]https://assets.ey.com/content/dam/ey-sites/ey-com/pt_br/article/ey-mm-estudo-full.pdf?download – Página 15.

[3]https://www.weforum.org/agenda/2022/11/why-innovation-in-the-mining-sector-is-critical-for-the-energy-transition/

[4] http://www.vale.com/esg/pt/Paginas/SaudeSegurancaOcupacional.aspx

[5]https://www2.gerdau.com.br/noticias/gerdau-inaugura-lingotamento-continuo-de-r700-milhoes-em-pindamonhangaba-sp-e-avanca-com-os-planos-de-modernizacao-de-suas-operacoes-de-acos-especiais-no-brasil/

Leia Também

Ativos Virtuais

Ativos virtuais são a representação digital de valor que pode ser negociada ou transferida por meios eletrônicos e utilizada para realização de pagamentos ou com propósito de investimento

Leia +

Ativos Virtuais

Ativos virtuais são a representação digital de valor que pode ser negociada ou transferida por meios eletrônicos e utilizada para realização de pagamentos ou com propósito de investimento

Leia +

Ativos Virtuais

Ativos virtuais são a representação digital de valor que pode ser negociada ou transferida por meios eletrônicos e utilizada para realização de pagamentos ou com propósito de investimento

Leia +