Práticas de responsabilidade social e ambiental não são mais opcionais. São atitudes esperadas. Para ter sucesso, é cada vez mais importante que as empresas definam claramente como estão investindo na sustentabilidade, na transparência e na ética. Quanto mais clara a sua empresa puder ser com o cliente sobre a sua história, desenvolvimento de produtos e as iniciativas gerais do consumidor, maior chance terá de criar confiança e, consequentemente, fidelidade.
Ser identificada como uma marca genuína e com um propósito claro são características importantes para que as empresas se tornem socialmente responsáveis e, segundo um estudo da Unilever, 33% dos consumidores já fazem suas escolhas de marcas considerando este posicionamento.
Graças às plataformas sociais, as marcas têm inúmeras possibilidades de criação de conteúdo para estimular conversas e relacionamentos reais com os compradores. Quanto mais informações a sua empresa puder oferecer, melhor. Mas a mensagem precisa ser autêntica e baseada em fatos e atitudes reais.
O que os millennials esperam das empresas
E quando analisamos o perfil das novas gerações millennials, estas características são ainda mais importantes. O millennium é um consumidor consciente e responsável e as questões relacionadas à ética, honestidade e responsabilidade social de uma marca são cada vez mais importantes em suas decisões de compra.
Os millennials esperam que as empresas:
- Invistam ativamente na solução de problemas sociais e ambientais
- Causem um impacto positivo na sociedade
- Sejam honestas, transparentes e justas ao fazer negócio
- Atendam às necessidades do cliente
- Se preocupem com o bem-estar dos funcionários
- Adaptem-se facilmente às mudanças e ofereçam produtos e serviços de qualidade
Empresas líderes globais em responsabilidade social em 2018
O estudo Global CR RepTrak, do Reputation Institute, avalia todos os anos cerca de 230.000 indivíduos de mais de 140 empresas, com o objetivo de monitorar a responsabilidade social das empresas globais. A pesquisa ranqueia essas companhias de acordo com as suas capacidades de cumprir obrigações fiscais (governança), seu papel na sociedade (cidadania) e sua competência de ser um empregador justo (local de trabalho).
Em outubro de 2018, o Google liderou o ranking com a melhor reputação de responsabilidade corporativa, seguida pelas empresas Rolex, Disney, Nintendo e Lego.
A diretora de pesquisa do Reputation Institute, Ana Angelovska, afirmou que, para ganhar reputação através da responsabilidade corporativa, é essencial que a empresa pratique o que prega em termos de propósito de marca. As companhias com melhor classificação são aquelas que se preocupam com causas sociais, trabalham de forma ética e geram um diálogo relevante e autêntico sobre a responsabilidade fiscal, social, ambiental e do empregador.
O Google lidera o estudo global de responsabilidade corporativa, se destacando na categoria Workplace. Isso se deve à sua alta reputação em oferecer aos trabalhadores um local de trabalho adequado e próspero, além de oportunidades iguais, bem-estar e incentivo aos funcionários.
Todos os trabalhadores anseiam por uma cultura acolhedora, transparente e que incentive o desenvolvimento. A empresa oferece uma infinidade de benefícios, incluindo refeições orgânicas gratuitas preparadas por chefs, médicos disponíveis no local, subsídios para carros híbridos, lugares para descansar, jogos, entre outros. Além disso, foi uma das primeiras empresas a disponibilizar aos seus funcionários um horário flexível e permitir que eles trabalhem de acordo com suas preferências. A companhia os deixa à vontade para explorar todas as formas de trabalho, dando liberdade para que possam criar da maneira que desejarem, em um ambiente criativo e de colaboração. Isso permite que o desempenho dos trabalhadores seja maior e que eles estejam sempre satisfeitos.
Mas assim como o Google, outra empresa merece destaque pela forma como atua no mercado, conduzindo seus negócios de maneira justa, ética e clara. Quando se trata de transparência na produção de produtos e contribuição social e ambiental, nenhuma empresa do ranking tem se saído melhor que a Lego.
Desde 2013, a companhia é parceira do World Wildlife Fund, uma das maiores organizações de conservação do mundo. Através dessa parceria, a Lego busca reduzir as emissões de CO2 nas operações de manufatura e na cadeia de suprimentos, e promover ações globais sobre a mudança climática. Além disso, a empresa vem investindo em energia eólica para fabricar blocos LEGO e pretende até 2030 atingir o desperdício zero em suas operações.
Recentemente, em março de 2018, o nome da empresa se tornou sinônimo de sustentabilidade ambiental. A Lego anunciou que vai produzir peças feitas de plástico vegetal proveniente de cana-de-açúcar. A linha de produtos sustentáveis envolve elementos como folhas, arbustos e árvores feitos inteiramente de plástico à base de plantas. A empresa está literalmente colocando seu propósito ambiental e sua responsabilidade corporativa em seus produtos.
Investir na qualidade do produto, na ética e no pró-social pode melhorar positivamente a posição da sua empresa no mercado. Além disso, uma comunicação clara sobre o compromisso da sua marca atrelada à responsabilidade social e ambiental ajuda a motivar e engajar toda a organização. Se a sua empresa puder investir em iniciativas socioambientais, isso irá estimular o interesse, a participação e a confiança dos clientes, funcionários e investidores.
Eleve os esforços de responsabilidade social da sua companhia, mas não esqueça de ser autêntico. Ao conectar os principais valores ou produtos da sua marca com uma causa social ou ambiental, sua empresa terá a chance de inspirar, criar confiança e alimentar a fidelidade à marca.