Financial Services | Open Finance

Open Finance | Fase 3

Confira o projeto de serviços financeiros, realizado pela BIP Brasil, de assessment regulatório e suporte à implantação Open Finance, referente ao compartilhamento de Serviços de Iniciação de Transação de Pagamentos.

Os desafios do projeto

Em maio de 2020, foi publicada a Resolução Conjunta Nº 1 que instituiu o Open Finance (Banking) no Brasil que prevê o compartilhamento de dados e serviços. Todas as Instituições autorizadas que mantém conta de depósito a vista, poupança ou de pagamento pré-paga tem obrigação de participar no compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamentos.

Nosso cliente é obrigatório e nos pediu suporte para garantir que todas as exigências regulatórias previstas para o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento sejam endereçadas com as diferentes áreas da empresa e implementadas.

As fases do projeto

1. Identificação dos pontos de não conformidade regulatória:

  • Mapeamento das áreas impactas e interlocutores;
  • Reunião inicial para apresentação do projeto aos interlocutores e conscientização;
  • Aplicação de Checklist de conformidade com o propósito de mapear a situação atual da Instituição Financeira e identificar pontos de não conformidade;
  • Priorização dos pontos de não conformidade mais relevantes e endereçamento dos mais críticos junto as áreas impactadas;
  • Definição de um plano de mitigação dos pontos de não conformidade, com visão clara de ações, responsáveis, prazos e necessidades.

 

2. Análise e proposta de nova arquitetura:

  • Avaliação se os componentes da arquitetura atual suportam os requisitos para o Open Finance;
  • Avaliação de gaps e/ou das evoluções necessárias para atender às exigências do Open Finance com base em framework construído pela Bip;
  • Avaliação técnica e econômica de soluções de mercado que suportam o Open Finance;
  • Definição da nova arquitetura incluindo soluções internas ou de mercado;
  • Suporte na elaboração de RFQ para escolha de solução de mercado.

 

3. Definição do plano e suporte à implantação:

  •  Desenvolvimento de plano de implantação único considerando as áreas e os fornecedores envolvidos;
  • Gestão do plano de implantação e elaboração de apresentações de status;
  • Suporte no desenvolvimento das especificações de requerimentos para evoluções sistêmicas (ex.: canais digitas, atendimento, banco de dados, relatórios);
  • Avaliação de impactos em função de novas e/ou alterações nas exigências regulatórias.

Benefícios do projeto para o cliente

  1. Redução da curva de aprendizagem sobre as necessidades regulatórias;
  2. Redução de custos e tempos de desenvolvimento;
  3. Foco em atividades críticas para a implantação;
  4. Visão completa do andamento do projeto;
  5. Visão atualizada sobre as exigências regulatórias;
  6. Cumprimento dos prazos regulatórios;
  7. Estruturação interna para sustentação do projeto a longo prazo.
  8. a sobre as exigências regulatórias
  9. Cumprimento dos prazos regulatórios

A BIP Financial Services

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