Confira o projeto de serviços financeiros, realizado pela BIP Brasil, de assessment regulatório e suporte à implantação Open Insurance.
Os desafios do projeto
Em julho de 2021, foi publicada a Resolução CNSP Nº 415 que instituiu o Open Insurance no Brasil. Todas as Seguradoras dos segmentos S1 e S2 tem participação obrigatória no compartilhamento de dados Open Insurance que se divide em duas etapas:
1ª Etapa: Open Data – Consiste na exposição de todos os produtos em comercialização e canais de atendimento da Sociedade, com conclusão em 30/06/22;
2ª Etapa: Compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, com implantação em 01/09/22 e seguindo o cronograma do SRO (Sistema de registro de operações).
Existem grupos de trabalhos que estão definindo os padrões e os modelos operacionais para o compartilhamento de dados.
Nosso cliente é um conglomerado de seguradoras e nos pediu suporte para:
garantir que todas as exigências regulatórias previstas para o compartilhamento de dados sejam endereçadas com as diferentes áreas da empresa e implementadas no respeito dos prazos previstos;
contribuir nas discussões e definições dos grupos de trabalho, aproveitando a nossa expertise em Open Finance e mercado de Seguros.
As fases do projeto
1. Estratégia para exposição de dados abertos:
- Mapeamento das fontes dos dados;
- Avaliação dos impactos para tratamento e disponibilização dos mesmos no formato Open Insurance;
- Avaliação dos impactos para disponibilização de dados inexistentes nos sistemas atuais (exemplo: canais de atendimento, Rede Referenciada);
- Suporte na especificação de regras para disponibilização de dados calculados (exemplo: LMI, LMG).
2. Identificação dos pontos de não conformidade regulatória:
- Mapeamento das áreas impactas e interlocutores;
- Reunião inicial para apresentação do projeto aos interlocutores e conscientização;
- Aplicação de Checklist de conformidade com o propósito de mapear a situação atual das Seguradoras e identificar pontos de não conformidade;
- Priorização dos pontos de não conformidade mais relevantes e endereçamento dos mais críticos junto as áreas impactadas;
- Definição de um plano de mitigação dos pontos de conformidade, com visão clara de ações, responsáveis, prazos e necessidades.
3. Análise e proposta de nova arquitetura:
- Avaliação se os componentes da arquitetura atual suportam os requisitos do Open Insurance;
- Avaliação de gaps e/ou das evoluções necessárias para atender às exigências do Open Insurance com base em framework construído pela BIP;
- Avaliação técnica e econômica de soluções de mercado que suportam o Open Insurance;
- Definição da nova arquitetura incluindo soluções internas ou de mercado;
- Suporte na elaboração de RFQ para escolha de solução de mercado.
4. Definição do plano e suporte à implantação:
- Desenvolvimento de plano de ação para cada ponto de não conformidade identificado;
- Workshops com as áreas impactadas/interlocutores para refinamento das ações e definição das atividades, responsáveis, prazos e dependência;
- Consolidação e acompanhamento de todas as ações;
- Suporte no desenvolvimento das especificações de requerimentos para evoluções sistêmicas (ex.: canais digitas, atendimento, banco de dados, relatórios).
5. Avaliação das propostas dos grupos de trabalho:
- Reuniões de alinhamento com os participantes dos grupos de trabalho;
- Avaliação das propostas;
- Elaboração de propostas;
- Alinhamento das propostas com todas as áreas impactadas.
Benefícios do projeto para o cliente
- Redução da curva de aprendizagem sobre as necessidades regulatórias
- Redução de custos e tempos de desenvolvimento
- Foco em atividades críticas para a implantação
- Visão completa do andamento do projeto
- Visão atualizada sobre as exigências regulatórias
- Cumprimento dos prazos regulatórios
A BIP Financial Services
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