Financial Services | Open Insurance

Implementação do Open Insurance

Confira o projeto de serviços financeiros, realizado pela BIP Brasil, de assessment regulatório e suporte à implantação Open Insurance.

Os desafios do projeto

Em julho de 2021, foi publicada a Resolução CNSP Nº 415 que instituiu o Open Insurance no Brasil. Todas as Seguradoras dos segmentos S1 e S2 tem participação obrigatória no compartilhamento de dados Open Insurance que se divide em duas etapas:

1ª Etapa: Open Data – Consiste na exposição de todos os produtos em comercialização e canais de atendimento da Sociedade, com conclusão em 30/06/22;

2ª Etapa: Compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, com implantação em 01/09/22 e seguindo o cronograma do SRO (Sistema de registro de operações).

Existem grupos de trabalhos que estão definindo os padrões e os modelos operacionais para o compartilhamento de dados.

Nosso cliente é um conglomerado de seguradoras e nos pediu suporte para:

garantir que todas as exigências regulatórias previstas para o compartilhamento de dados sejam endereçadas com as diferentes áreas da empresa e implementadas no respeito dos prazos previstos;

contribuir nas discussões e definições dos grupos de trabalho, aproveitando a nossa expertise em Open Finance e mercado de Seguros.

As fases do projeto

1. Estratégia para exposição de dados abertos:

  • Mapeamento das fontes dos dados;
  • Avaliação dos impactos para tratamento e disponibilização dos mesmos no formato Open Insurance;
  • Avaliação dos impactos para disponibilização de dados inexistentes nos sistemas atuais (exemplo: canais de atendimento, Rede Referenciada);
  • Suporte na especificação de regras para disponibilização de dados calculados (exemplo: LMI, LMG).

 

2. Identificação dos pontos de não conformidade regulatória:

  • Mapeamento das áreas impactas e interlocutores;
  • Reunião inicial para apresentação do projeto aos interlocutores e conscientização;
  • Aplicação de Checklist de conformidade com o propósito de mapear a situação atual das Seguradoras e identificar pontos de não conformidade;
  • Priorização dos pontos de não conformidade mais relevantes e endereçamento dos mais críticos junto as áreas impactadas;
  • Definição de um plano de mitigação dos pontos de conformidade, com visão clara de ações, responsáveis, prazos e necessidades.

 

3. Análise e proposta de nova arquitetura:

  • Avaliação se os componentes da arquitetura atual suportam os requisitos do Open Insurance;
  • Avaliação de gaps e/ou das evoluções necessárias para atender às exigências do Open Insurance com base em framework construído pela BIP;
  • Avaliação técnica e econômica de soluções de mercado que suportam o Open Insurance;
  • Definição da nova arquitetura incluindo soluções internas ou de mercado;
  • Suporte na elaboração de RFQ para escolha de solução de mercado.

 

4. Definição do plano e suporte à implantação:

  • Desenvolvimento de plano de ação para cada ponto de não conformidade identificado;
  • Workshops com as áreas impactadas/interlocutores para refinamento das ações e definição das atividades, responsáveis, prazos e dependência;
  • Consolidação e acompanhamento de todas as ações;
  • Suporte no desenvolvimento das especificações de requerimentos para evoluções sistêmicas (ex.: canais digitas, atendimento, banco de dados, relatórios).

 

5. Avaliação das propostas dos grupos de trabalho:

  • Reuniões de alinhamento com os participantes dos grupos de trabalho;
  • Avaliação das propostas;
  • Elaboração de propostas;
  • Alinhamento das propostas com todas as áreas impactadas.

Benefícios do projeto para o cliente

  1. Redução da curva de aprendizagem sobre as necessidades regulatórias
  2. Redução de custos e tempos de desenvolvimento
  3. Foco em atividades críticas para a implantação
  4. Visão completa do andamento do projeto
  5. Visão atualizada sobre as exigências regulatórias
  6. Cumprimento dos prazos regulatórios

A BIP Financial Services

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